• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Vereador Cláudio Abreu solicita informações sobre o ensino de libras nas escolas municipais

O vereador Cláudio Abreu apresentou uma indicação na Câmara de Varginha, destinada ao prefeito e à Secretaria Municipal de Educação, solicitando informações sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas escolas da rede municipal.

No documento, o parlamentar questionou se a disciplina já faz parte das atividades curriculares nas escolas de responsabilidade da prefeitura e destacou o Projeto de Lei nº 2.040/2011, aprovado pela Comissão de Educação, que torna obrigatório que as escolas públicas brasileiras ofereçam o ensino de Libras, desde a educação básica, sendo a matrícula facultativa para os alunos.

“Apesar de ser a segunda língua oficial do nosso país, ela ainda é falada por poucas pessoas, o que resulta na falta de comunicação com as pessoas que possuem deficiência auditiva e, consequentemente, na sua exclusão da sociedade. Acredito que essa iniciativa será um passo importante para a transformação das escolas de nossa cidade em um espaço cada vez mais inclusivo”, justificou.

Cláudio destacou ainda, que o ensino de Libras nas escolas municipais será de grande importância para combater o audismo, que pode ser compreendido como uma forma de preconceito com as pessoas que têm menos ou nenhuma capacidade de audição, além de fornecer mecanismos de inclusão e de combate ao preconceito.

Fonte e foto: Câmara Municipal de Varginha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.