• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Varginha tem aumento de 54,83% em crimes violentos

Minas Gerais, porém, apresentou o menor índice de criminalidade dos últimos oito anos, segundo divulgou o governador Romeu Zema e representantes das forças de segurança

O Governo de Minas divulgou o balanço de criminalidade dos primeiros seis meses deste ano. Os dados apontam que, no estado, de janeiro a junho, a quantidade de crimes violentos foi a menor dos últimos 8 anos. Mas, algumas cidades vão na contramão desses dados estaduais. Varginha, por exemplo, registrou no primeiro semestre deste ano, um aumento de 54,83%, se comparado com os seis primeiros meses de 2012.

As estatísticas de crimes violentos contemplam registros realizados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e são formadas pelos seguintes crimes: homicídios consumados e tentados, roubos, estupros tentados e consumados, estupros de vulnerável tentados e consumados, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado.

Varginha

O que agradou os mineiros não pode ser comemorado pelos varginhenses. A cidade que está bem ao centro das capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, registrou aumento em crimes violentos de 10,34% no primeiro semestre de 2019, em relação com o mesmo período do ano passado. Foram 96 crimes violentos este ano, contra 87 em 2018, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sesp).

Segundo o Tenente Cel. Marcos Serpa de Oliveira, em entrevista à Rede Mais, “em números absolutos, nós tivemos 11 registros a mais esse ano comparado com o mesmo período ano passado. Acreditamos que pode ter ocorrido vários fatores, principalmente, a partir deste ano a Polícia Militar passou a ter uma nova interpretação ou pacificar uma interpretação sobre o que diz respeito ao rombo tentado e roubo consumado. Hoje, mesmo momentaneamente, saiu da posse da vítima é considerado roubo consumado. Então, nós tivemos esse aumento e pode ter sido a essa modalidade, porque nós não registramos nenhum fator esse ano, como atuação de gangues, atuação de pessoas quanto mais nesse sentido que poderia estar aumentando a violência aqui no município.

Tenente Cel. Marcos Serpa de Oliveira concedeu entrevista à Rede Mais

Se comparado com 2012, o aumento é ainda maior. Naquele ano foram registrados sete tentativas de homicídio contra 11 deste ano. Não houve registro de estupro nos seis primeiros meses de 2012, já neste ano, cinco casos foram registrados de janeiro a junho. Três homicídios foram registrados em 2012, contra quatro este ano. Os casos de roubo saltaram de 45 em 2012 para 68 nestes primeiros meses.

No último sábado, Renato Gomes Terra Filho, de 22 anos, foi morto a tiros no bairro de Fátima, em Varginha. Renato levou três tiros, sendo um no rosto e dois nas pernas e chegou a ser levado para o Hospital Bom Pastor, mas não resistiu. Um dos suspeitos, de 20 anos, foi preso na segunda-feira (22) na Rua Antônio Reis Teixeira, no bairro Vila Murad. Ele negou participação no crime e foi encaminhado para a delegacia. O outro indivíduo, conhecido por “Sanin”, apontado nas denúncias como sendo responsável por levar a vítima até o local onde foi atingida pelos disparos de arma de fogo, ainda está sendo procurado.

Renato Gomes Terra Filho, de 22 anos / Reprodução Redes Sociais

A Polícia Militar afirma que tem feito ações para garantir a segurança da população varginhense. “Nós temos uma análise criminal que aponta onde devemos lançar os nossos recursos humanos, os nossos recursos logísticos, então há todo um planejamento com base nesse banco de dados estatísticos nossos, que nos direcionam. Então a Polícia Militar está imbuída junto a comunidade através de várias redes de proteção. Nós temos redes de proteção de bairros, de comerciantes, de escolas protegidas. Então o trabalho é realmente aproximação da comunidade para conhecer aquela realidade que está perturbando a comunidade no que diz respeito a segurança pública”, completou o Marcos Serpa.

Região

Entre as quatro maiores cidades da região, Varginha foi a única que apresentou aumento em todos os crimes no comparativo do primeiro semestre de 2018 e 2019. Pouso Alegre mostrou aumento em homicídios, mesmo número de estupros e queda nos roubos. Passos teve queda no número de homicídios e estupros, mas um leve aumentos nos roubos. Já Poços de Caldas teve queda em todos os indicativos.

Estado

Minas Gerais alcançou os menores índices de criminalidade violenta dos últimos oito anos. O estado teve o melhor primeiro semestre em número de registros de crimes violentos desde o ano de 2012 – quando a atual metodologia de medição de violência foi implantada, com a disseminação do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), antigo boletim de ocorrência, para todas as regiões mineiras. Os números foram apresentados na última quarta-feira (17) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e representantes das forças de segurança.

Tabela 1 – Crimes Violentos (ICV-9) no estado de Minas Gerais / Fonte: Observatório de Segurança Pública/REDS/SEJUSP
Tabela 2 – Crimes Violentos monitorados / Fonte: Observatório de Segurança Pública/REDS/SEJUSP
Tabela 3 – Outros crimes monitorados pela Sejusp / Fonte: Observatório de Segurança Pública/REDS/SEJUSP

Para o governador, o bom resultado é fruto de um trabalho integrado entre as forças de segurança. “Isso tem muito a ver com uma boa gestão. Hoje, nós temos uma integração entre todas as forças de segurança, coisa que, de certa maneira, no passado, não havia com a intensidade que nós temos hoje. É a Polícia Civil, é o Corpo de Bombeiros, é a Polícia Militar, é o Sistema Prisional, todos trabalhando em conjunto, trocando informações com sincronismo. Isso gera um ganho enorme”, afirmou.

Governador Romeu Zema Junto o Secretario Segurança Pública mostra os resultados de Í ndices da Segurança Pública de MG / Foto:Renato Cobucci / Imprensa-MG

Zema ainda ressaltou a parceria com os deputados estaduais e federais que, a partir de emendas parlamentares, contribuíram para a melhoria das condições do trabalho. “Sozinhos não dá para fazermos muita coisa. Tivemos os deputados estaduais e federais que, por meio das emendas parlamentares, contribuíram com as mais de 700 novas viaturas que foram entregues há cerca de 60 dias”, destacou, referindo-se a veículos entregues para a Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Corpo de Bombeiros.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, ressaltou o compromisso do governo com a população mineira. “Queremos entregar o espaço público mais seguro do Brasil, e lutamos muito por isso no nosso dia a dia, desde o policial que está nas ruas patrulhando, o policial civil que está investigando, o Corpo de Bombeiros que trabalha na prevenção e proteção da vida e o Sistema Prisional que acolhe 77 mil presos. Também temos as estruturas do socioeducativo que cuidam dos nossos jovens infratores. Além disso, temos a Prevenção trabalhando em 34 territórios espalhados por Minas Gerais em áreas altamente vulneráveis, preservando a vida, tirando a garotada da cooptação do crime”, afirmou.

Fontes: Governo de Minas Gerais e Rede Mais – Record TV / Foto: Portal Enxada Neles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *