Varginha recebe missão técnica do CNA Jovem
No estado mineiro, além de visitarem a sede da federação, os jovens passarão por queijarias, associações e cooperativas nas cidades de São Roque de Minas, Passos, Machado e Varginha.
Foto: Sistema Faemg Senar
O Sistema Faemg Senar recebeu, na manhã desta segunda-feira (13/5), missão técnica dos vencedores da 5ª edição do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças para jovens do agro de todo o Brasil. Durante 17 dias, os participantes percorrerão os estados de Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia para conhecerem os diferentes sistemas de produção agropecuária. No estado mineiro, além de visitarem a sede da federação, os jovens passarão por queijarias, associações e cooperativas nas cidades de São Roque de Minas, Passos, Machado e Varginha.
Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, o campo precisa do ímpeto, da coragem, da facilidade de engajar e de inovar que o jovem tem. “É fundamental receber os jovens sempre, pois eles são a nossa sucessão. É importante que eles aprendam o que é o Sistema e conheçam o trabalho que tem sido feito. E Minas Gerais é um ótimo lugar para que eles possam começar essa missão, pois somos o estado com a maior diversidade agrícola do país”, disse. O presidente falou aos participantes sobre o funcionamento do Sistema e fez um panorama sobre a imagem do agro mineiro.
Os participantes da missão se destacaram nos desafios propostos durante a realização do programa do Sistema CNA Senar, no período de 12 meses. Eles desenvolveram iniciativas inovadoras em diversas áreas, com foco no produtor e nas comunidades locais. “Minas recebeu a inscrição de 264 jovens, que passaram por um verdadeiro funil. Ao final da trilha, ficaram 25 para a etapa estadual, dos quais 10 foram selecionados para a etapa final. Tivemos a felicidade de ter dois mineiros premiados, que estão hoje participando desta missão”, comemorou a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais.
Troca de experiências
De acordo com a assessora técnica do Senar Central, Fernanda Nonato, a missão é um reconhecimento às lideranças da 5ª edição do CNA Jovem, que estão se destacando em diversos setores, contribuindo para oxigenar as instituições e renovar os sindicatos. “É uma forma de ampliar os horizontes e trazer experiências práticas aos jovens”.
Gustavo Ungari, de São Paulo, destacou a relevância de conhecer diferentes realidades e levar o conhecimento para a sua região. “O Brasil é um país com dimensões continentais, com muitas culturas distintas. Por isso, conhecer cinco regiões do país será algo único e enriquecedor”, disse.
Para Rafaela Nunes, de Santa Catarina, foram meses trabalhando desafios relativos ao agronegócio. “Conhecer Minas Gerais, que tem na Faemg uma das maiores federações do país, é gratificante e vem somar muito para nós. Com certeza vamos levar muitas ideias do estado para contribuir com os nossos produtores e realidade local”.
Oportunidade
O vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, se disse entusiasmado ao ver a presença de jovens com diferentes culturas, ideias e dispostos a conversar, debater e aprender sobre o que o Sistema Faemg Senar faz de bom para o produtor rural.
“Também já fui jovem e, na minha época, era tudo fechado dentro das universidades. Vocês estão tendo a chance de deixar as fronteiras da sala de aula para conhecer na prática outras realidades e ajudar a melhorar o Sistema, trazendo a visão de modernidade e de inovação”, concluiu o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr.
Fonte: Sistema Faemg Senar