• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Varginha é a segunda cidade do Brasil mais competitiva no Pilar sustentabilidade fiscal

Varginha passou a ocupar a 2ª colocação no pilar após avançar 59 posições.

Foto: Prefeitura de Varginha

A informação foi repassada ao Correio do Sul apontou que os 98 municípios mais competitivos do Brasil estão localizados nas regiões Sudeste e Sul, de acordo com relatório do Centro de Liderança Pública (CLP).

No tópico “Cidade mais competitivas do país em cada área”, Varginha desponta na segunda colocação, aparece na segunda posição no Pilar sustentabilidade fiscal.

1 º lugar Barueri (SP)
2º lugar Varginha(MG)
3º lugar São Paulo (SP)

De acordo com o estudo, a sustentabilidade fiscal de um município é condição fundamental para a provisão e manutenção de bens e serviços públicos, para a garantia de capacidade de investimento pela gestão pública e para a atração de investimentos privados.

A sustentabilidade fiscal gera credibilidade junto aos contribuintes, empresas e investidores nacionais e internacionais, estimulando os negócios privados e a geração de riqueza. A crônica fragilidade fiscal da federação e dos entes subnacionais (estados e municípios), e a relevância do assunto para a competitividade, reforçam a importância da existência deste pilar no ranking.

As tabelas apresentam os cinco primeiros e os cinco últimos colocados, respectivamente, no pilar de sustentabilidade fiscal. Quatro dos cinco municípios com melhor desempenho no pilar de Sustentabilidade Fiscal pertencem ao Sudeste do Brasil, sendo três municípios de São Paulo (Barueri-SP, São Paulo-SP e Santana de Parnaíba-SP e 1 de Minas Gerais: Varginha, e 1 pertence ao estado do Pará, Ananindeua-MG).

Varginha (MG) passou a ocupar a 2ª colocação no pilar após avançar 59 posições. O município se tornou o grande destaque em taxa de investimento (1ª colocação, avanço de 45 posições), alinhado ao bom desempenho e avanço em despesa com pessoal (avanço de 31 posições, ocupa a 34ª colocação) e endividamento (avançou 26 posições e ocupa a 55ª colocação).

Para o prefeito Vérdi Melo o resultado é decorrente do trabalho sério realizado pela equipe a Secretaria da Fazenda, voltado para a sustentabilidade financeira do município.

Já o secretário de Fazenda, Wadson Camargo, diz que “ o resultado alcançado reflete a política de Gestão Fiscal implantada pela administração que tem como pilar a atração de novos investimentos para o município, gerando empregos, investimentos e incremento da receita própria do município e aumento na participação da receita do Estado e União por parte do município. Com isso, possibilitando a realização de investimentos que contribuam para a oferta de serviços a toda sociedade, seguido da contenção de despesas correntes, gerando assim superávit para novos investimentos”.

Fonte: Prefeitura de Varginha