• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

SRS Varginha participa do Primeiro Encontro Institucional Horizontes Oftalmológicos em Passa Quatro

A SES-MG procura induzir a organização da Rede de Atenção em Oftalmologia no SUS em Minas Gerais, potencializando o diagnóstico e tratamento precoces

Foto: Evanilton Antônio / Secretaria de Estado de Saúde

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou do “1º Encontro Institucional Horizontes Oftalmológicos: Liderando com Inovação e Qualidade”, realizado em Passa Quatro, no último sábado, 27/01. 

O encontro foi destinado aos médicos e residentes em oftalmologia, como oportunidade de troca de experiências entre profissionais dedicados à saúde ocular e de planejamentos estratégicos para a atuação do Hospital dos Olhos de Itanhandu.

O superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, abordou a atuação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na saúde ocular. “A SES-MG busca, por meio da Rede de Atenção em Oftalmologia no Sistema Único de Saúde (SUS) mineiro, ampliar e qualificar o acesso à atenção especializada nas diversas subespecialidades da oftalmologia, propiciando intervenção oportuna e evitando danos irreversíveis à visão”, disse.

Luiz Paulo Alcântara informa ainda que a SES-MG procura induzir a organização da Rede de Atenção em Oftalmologia no SUS em Minas Gerais, potencializando o diagnóstico e tratamento precoces, objetivando reduzir a deficiência visual causada por patologias preveníveis e/ou tratáveis, impactando positivamente na qualidade de vida dos cidadãos mineiros. “Trocar experiências e orientar tecnicamente aqueles que desempenham este papel na rede de atenção – a exemplo da equipe do Hospital dos Olhos de Itanhandu, referência macrorregional para 50 municípios nesta especialidade – é fundamental para garantir a qualidade da oferta através dos alinhamentos pertinentes”, destacou o superintendente.

Além da Rede de Atenção Oftalmológica, o diretor da SRS Varginha abordou o Programa Miguilim, que tem como estratégia primordial a triagem ocular na infância, permitindo diagnóstico de alterações e deficiências oculares em tempo oportuno para intervenção e tratamento nos educandos da rede pública de educação básica de Minas Gerais. 

Em apresentação, tratou ainda do componente visual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Minas Gerais (RCPD), que tem como papel a reabilitação visual. 

Luiz Paulo Alcântara mencionou também o relevante impacto do Módulo Eletivas do Valora Minas – também conhecido como “Opera Mais, Minas Gerais” – na busca pela redução da demanda reprimida em oftalmologia no estado, em conjunto com o Programa Estadual de Redução de Cirurgias Eletivas em Minas Gerais, demonstrando que ambas estratégias contêm vasto rol de cirurgias eletivas na área oftalmológica.

Além do superintendente Luiz Paulo Riceputi Alcântara, esteve presente no encontro também o coordenador da Gestão da Regional da SRS Varginha, Evanilton Antônio. 

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde