• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Secretaria Municipal de Varginha estende a Campanha de Vacinação contra a Meningite C

Secretaria Municipal informa dados sobre vacinação ocorrida no último sábado.

Foto: CSul.

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS – informa que no Dia D, último sábado, dia 25-02-2023, foram aplicadas 1.008 doses da vacina contra Meningite C e ainda, foi feita a atualização da vacinação contra Covid-19 e calendário nacional, do público que compareceu às salas de vacina.

O secretário Municipal de Saúde, Dr. Adrian Nogueira Bueno, juntamente com a Coordenadora da Central Municipal de Vacinas, Luana Alves de Oliveira Teixeira informam que o balanço da Secretaria de Saúde é positivo, já que mais de mil pessoas foram vacinadas. Informam também que em vista da importância de vacinação contra a Meningite C , a Campanha foi estendida até o dia 30 de abril de 2023.

O Ministério da Saúde esclarece que “a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão. Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.”

De acordo com a SEMUS, os grupos a serem vacinados são os de:

  • trabalhadores de saúde
  • população geral de 16 a 30 anos
  • estudantes universitários
  • todos os trabalhadores da educação de todos os níveis de ensino.

Fonte: Prefeitura de Varginha.