• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura publica licitação para obras de reforma e ampliação do Centro de Bem Estar Animal

Novo espaço poderá ser também um hospital veterinário, conforme a supervisora do setor de Bem Estar Animal.

Redação CSul / Foto: Arquivo Pessoal/Imagem Ilustrativa

Nesta semana a Prefeitura de Varginha publicou edital de licitação para a contratação de serviço de engenharia, para as obras de reforma e ampliação das instalações do Setor de Bem Estar Animal (Canil Municipal de Varginha).

Com recursos da ordem de R$3,8 milhões, o projeto contratado pela Prefeitura com a AMPASB, sob a supervisão da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento. “O novo espaço para acolhimento de cães, gatos e equídeos, tem a possibilidade de futuramente se transformar em um Hospital Veterinário destinado a cuidar da saúde dos animais da população varginhense”, ressaltou Marisley Camilo, supervisora do setor de Bem Estar Animal.

A obra contempla a construção de um bloco administrativo, com refeitório, sala de descanso e banheiros, conforto que o canil não oferece atualmente para atender bem aos servidores e munícipes que procuram pelo local seja para adoção dos animais ou para atendimento de cães, gatos e outros animais.

Será também construído o bloco destinado aos cães, com bloco cirúrgico, onde também serão feitas as cirurgias dos felinos, salas de exames RX e ultrassom, internação para doenças infectocontagiosas (isolamento), maternidade e berçário, além da quarentena de onde os animais que estiverem saudáveis seguirão para suas baias.

Na ala dos felinos haverão as mesmas estruturas, porém com toda particularidade que a espécie merece, pois todo ambiente será “Cat Friendly”, um princípio que visa diminuir o stress dos felinos, deixando-os mais confortáveis possível.

Animais agressivos terão seu próprio bloco, por lá eles passarão por avaliação comportamental para então serem treinados e socializados e irem para a adoção. A segunda etapa do projeto, em elaboração, vai proporcionar a construção da ala dos felinos e equídeos, com todos os serviços de acolhimento, avaliação, internação, isolamento e baias.

“Essa é uma obra muito esperada por todos nós da administração, a construção de um espaço que vai oferecer atendimento humanizado, com segurança através de câmeras iluminação e baias para colhimento, possibilitando que possamos realizar um trabalho ainda melhor no atendimento dos nossos animais”, diz Marisley.

“Aqui não paramos de trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos animais”, disse o prefeito Vérdi Melo.