• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura realiza estudos para dossiê registro do “Caso ET de Varginha”, como patrimônio cultural imaterial local

Registro como Patrimônio Imaterial local vai possibilitar ações de salvaguarda com foco na educação patrimonial direcionada para estudos da astronomia, conhecimentos espaciais e da ufologia.

Foto: Fundação Cultura de Varginha

Em março de 2023, o Conselho do Patrimônio Cultural de Varginha acolheu pedidos da sociedade para abertura de estudos para embasar Dossiê de Registro municipal referente ao “Caso ET de Varginha”.

O “Caso Varginha”, como ficaram conhecidos os episódios ocorridos em janeiro de 1996 envolvendo avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) e possíveis seres não humanos misteriosos, fez com que a cidade de Varginha se tornasse conhecida mundialmente como a “cidade do ET”.

A partir destes episódios relatados por parte da população local e de estudos ufológicos desencadeados desde então, amplamente difundidos pela mídia nacional e internacional, a cidade de Varginha se organizou nesses mais de 20 anos e moldou o discurso como a “cidade do ET”.

“O caso do ET tornou nossa cidade mundialmente conhecida. Hoje recebemos a visita de turistas de toda parte, estudiosos do caso propagam o incidente de Varginha e cabe a nós, gestores públicos, zelar por este visitante ilustre que escolheu nossa cidade para se aportar”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Diversas ações foram feitas no sentido da construção dessa imagem, tais como a projeção de bens arquitetônicos e mobiliários urbanos que fazem alusão direta à representação do que se imagina ser uma criatura extraterrestre e de objetos voadores não identificados, como popularmente são conhecidos os “discos voadores”.

Recentemente, o cineasta norte-americano James Fox lançou o documentário “Moment of Contact” (ou “Momento do Contato – O Caso Varginha”) em que demonstra que a história continua viva, fomentando discussões e novos relatos e interesse, mantendo a memória dos fatos ocorridos em 1996.

É nesse contexto da forte identidade criada no município de Varginha relacionada à história do ET e de OVNIs que o Registro se insere.

O Registro como Patrimônio Imaterial local vai possibilitar ações de salvaguarda com foco na educação patrimonial direcionada para estudos da astronomia, conhecimentos espaciais e da ufologia.

Fonte: Fundação Cultura de Varginha