Doações acontecem todas as sextas-feiras de 7 às 11h30
Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Reprodução
Com a proximidade das festas de final de ano, férias e outros eventos característicos, diminui muito o número de doações de sangue. Consequentemente ocorre uma baixa no estoque de sangue, o que nos preocupa muito. Seja solidário. Faça sua parte. Doe sangue. Salve vidas.
As doações acontecem todas as sextas-feiras, mediante reserva prévia, na Policlínica Central de Varginha, de 7 às 11h30. Entre em contato conosco 36902297.

PARA DOAR É NECESSÁRIO
- Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos só poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização formal com assinatura e xerox do documento do responsável. Pessoas com 61 anos ou mais só poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação anterior (levar comprovante no dia da doação);
- Ter e estar com boa saúde;
- Ter dormido bem na noite anterior à doação;
- Ter se alimentado, não estar em jejum;
- Pesar mais de 50 Kg;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter sido exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não ter se submetido a exame de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, fibronasoscopia ou artroscopia nos últimos 6 meses;
- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e piercing nos últimos 6 meses. O piercing em mucosa oral ou região genital contra indica a doação.
- Não estar grávida ou em período de amamentação;
- Para a mulher a menstruação ou o uso de pílula anticoncepcional não impedem a doação;
- Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- O uso de medicamentos deve ser informado;
- Outras condições que também podem impedir a doação serão avaliadas na triagem clínica;
- Quem tomou a vacina de Febre Amarela ou Triviral (sarampo/caxumba/rubéola) deve aguardar 30 dias para fazer doação de sangue.
- Homens podem fazer até 4 doações no período de 1 ano com intervalo mínimo de 2 meses (60 dias) entre uma doação e outra. Mulheres podem fazer até 3 doações no período de 1 ano com intervalo mínimo de 3 meses (90 dias) entre as doações;
É obrigatório a apresentação, no ato da doação, de documento original com foto, dentro do prazo de validade, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista).