• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

I Jornada de Saúde Mental da CISMERP/ CMS Varginha

Evento em comemoração ao dia 10 de outubro, Dia Mundial de Saúde Mental

Foto: CSul

A Comissão Intersetorial de Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica (CISMeRP) do Conselho Municipal de Saúde de Varginha (CMSV) em parceria com a SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde de Varginha) irá realizar no dia 20 de outubro de 2023, no Teatro Mestrinho (Colégio Marista), de 8h00min às 12h00min, a sua I Jornada de Saúde Mental em comemoração ao Dia 10 de outubro, Dia Mundial de Saúde Mental.

Convidamos e esperamos você para debater e fazer avançar a política e a clínica da Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes, adultos e/ou usuários em uso abusivo de álcool e outras drogas e também capacitar os servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS, CAPSad e CAPSi) e os demais serviços que compõe a Rede de Atenção Psicossocial.

 Nossos convidados:

Diogo Nonato Pereira – Varginha – MG

Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, Membro do Conviver – Centro de Estudos e Pesquisas para Crianças, Adolescentes e Adultos em Estado de Sofrimento Psíquico Agudo e Persistente. Mestre em Letras: literatura e linguística. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Graduação em Psicologia. Trabalhou como docente e supervisor de prática na formação de psicólogos (Unifenas e UninCor).

Elielso de Souza – Rio de Janeiro – RJ

Tem um percurso de 39 anos de Ministério da Saúde, com atuação na assistência por 34 anos no Centro Psiquiátrico Pedro II (Instituto Nise da Silveira). Graduação e mestrado em Enfermagem UNIRIO, Especialista em Planejamento e Gestão em Saúde UFSC, Leciona Emergência Psiquiátrica para o Curso de Especialização em Enfermagem em Emergência pré-hospitalar. Coordenador de Saúde Mental em São Thomé das Letras. Atuou na Coordenação de Saúde Mental do Município de Duque de Caxias no Rio de Janeiro – eixo Emergência. Professor de Graduação e pós-graduação de Enfermagem lecionando Saúde mental, Ética e Contexto Sócio antropológico. Atualmente é membro da Comissão de Ética do Ministério da Saúde, atuando em um grupo de trabalho de combate ao racismo e outros preconceitos no Hospital Federal dos Servidores do Estado – Ministério da Saúde.

Raquel Pinheiro – Belo Horizonte – MG

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Especialização em Saúde Mental (ESPMG), em Drogodependencias (Univ. Complutense de Madri) e MBA Executivo em saúde (FGV). Ex-diretora geral (2007 a 2015) e terapeuta ocupacional do Centro Mineiro de Toxicomania/Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte – MG. Professora assistente da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais/FELUMA (1987 a 2013). Supervisora Clínico institucional, na área de Saúde Mental/ Toxicomanias. (Montes Claros (2012)/ Itabira (2015)/ Betim (2019)/ Ubá (2021/2022)/ Poços de Caldas (2022/2023)/ Ibirité (2022/2023).Professora de Pós Graduação nas áreas de Saúde Mental e Toxicomanias. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Toxicomania e Aids e em Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas sobre drogas, drogas e aids, tratamento, psicanálise, drogas, redução de danos.

EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO. É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO PRÉVIA PELO GOOGLE FORMS ABAIXO:

https://forms.gle/gepWRJDEDo58y6yT9