Gerente Regional do Sistema Faemg Senar em Varginha participa de Dia de Campo em Congonhal

Aprendizado e inovação para mais de 100 pessoas em Congonhal

Foto: Sistema Faemg Senar

Mais de 100 pessoas participaram do primeiro Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial ATeG – Café+Forte no sítio Cachoeirinha, em Congonhal. Os produtores tiveram a oportunidade de aprender mais sobre diversos temas fundamentais para a otimização da produção de café. O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, abriu o evento destacando a importância da iniciativa para o fortalecimento da cafeicultura regional.

“Os dias de campo são desenvolvidos de forma estratégica junto aos grupos de ATeG e demais produtores da cafeicultura. Nosso objetivo é levar conhecimento, informação e demonstrar, na prática, o trabalho realizado pela técnica de campo e o supervisor. Seguimos firmes e trabalhando muito para levar tecnologia, inovação e desenvolvimento ao meio rural”, explicou.

ATeG agregando valor aos produtores

Durante o evento, a técnica de campo Jennifer Stefani Meira da Silva apresentou avanços alcançados com um grupo de 26 produtores. Entre as iniciativas destacadas, a construção de microterraços e o banquetamento das lavouras foram fundamentais para facilitar o manejo dos talhões, além do aprimoramento do controle de doenças através de um manejo eficiente e monitoramento constante, com ênfase na gestão da Mycodiplosis entre as safras de 2021/2022 e 2022/2023, o que resultou em plantas mais saudáveis e uma diminuição nas perdas produtivas.

Ela enfatizou a importância do fortalecimento da marca dos produtores e da qualificação dos cafés, que têm permitido acessar novos mercados e ser reconhecidos pela qualidade de seus produtos. “É extremamente gratificante ver o reconhecimento do ATeG como um diferencial significativo para eles. Um cafeicultor destacou isso na embalagem do seu novo produto, o que é um grande motivo de orgulho para nós. Este cafeicultor alcançou 82,3 pontos no concurso de Cupping ATeG Café + Forte. O Dia de Campo reforça temas importantes, como comercialização e vendas, o que, além de motivá-los, também os deixa mais preparados para o mercado”, explicou a técnica.

Saúde e segurança no campo

O cafeicultor Marcelo Ednei, atendido há quase dois anos pelo ATeG, destacou a atenção especial que o Sistema Faemg Senar dedica à saúde e ao bem-estar dos produtores rurais. Em uma parceria com a Ihara, foi tomada uma medida de segurança significativa: a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a todos os participantes.

“O que realmente me impressionou foi ver a preocupação com nossa saúde, nunca vi outra instituição fazer algo parecido. Gostei muito da iniciativa de distribuição dos EPIs e de ensinarem como usá-los corretamente. Isso mostra que, além de nos fornecer ferramentas para aumentar a produção, o Sistema Faemg Senar também quer garantir que estejamos seguros e protegidos enquanto trabalhamos. Estou muito grato por tudo isso”, destacou Marcelo.

“Sistema Faemg Senar é nota 10”

Para o produtor Joaquim Hermogenes Neto, “tudo que o Sistema Faemg Senar faz é nota 10”. “Quando é o Sistema que organiza, já sabemos que será excelente. A oportunidade de nos reunir e encontrar outros produtores que compartilham das mesmas realidades é incrível. Além disso, eles oferecem ensinamentos que muitas vezes não percebemos a importância no nosso dia a dia, devido à rotina de trabalho. O Sistema compreende nossas necessidades e organiza tudo de maneira que possamos aprender e retornar às nossas lavouras mais preparados. No campo, vemos claramente os resultados positivos”, contou.

“Foi uma experiência extremamente gratificante. Juntos, compartilhamos momentos de aprendizado, troca de experiências e confraternização. Nós, do Sindicato Rural de Pouso Alegre, expressamos nossa profunda gratidão a todos os envolvidos por seu apoio fundamental neste evento enriquecedor”, finalizou a agente de desenvolvimento rural do Sindicato Rural de Pouso Alegre, Angelita Cruz.

Diversidade de conhecimento

Os produtores participaram de quatro estações:

• Tenda 1: Comercialização do Café da Agricultura Familia: liderada por Bruno Manoel Rezende de Melo, representante do Instituto Federal Inconfidentes e instrutor do Sistema Faemg Senar, que focou em estratégias para comercializar café de pequenos produtores.

• Tenda 2: Segurança na Aplicação de Defensivos: com Elton Rafael Galles, da Ihara, que explorou as melhores práticas para uso seguro de defensivos agrícolas.

• Tenda 3: Pulverização com Drone na Cafeicultura: apresentada por Mariana Diniz da AGROTECH Pulverização Agrícola, que destacou as vantagens dessa tecnologia na aplicação de produtos fitossanitários.

• Tenda 4: Saúde Mental na Zona Rural: conduzida por Welington Maikon, da Una, que abordou a importância do bem-estar mental dos agricultores.

O evento foi realizado pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alegre, as prefeituras de Congonhal e Senador José Bento, Comercial Agrícola Santos, Ihara e Sicredi Conexão. Após o seminário, todos os participantes prestigiaram um delicioso jantar ao som de uma banda local.

Fonte: Sistema Faemg Senar

Compartilhar:
Veja mais