• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

FUVAE tem proposta de qualificação aceita para se tornar CER II

Apesar de aprovada é necessária subvenção para que os serviços sejam oferecidos.

Redação CSul / Foto: CSul

Na última segunda-feira (21), a Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais (FUVAE), teve a proposta de qualificação aceita para se tornar um Centro Especializado em Reabilitação II (CERII).

A instituição que oferece há mais de 60 anos serviços gratuitos direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, poderá também ser um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

Na foto, visita in loco da equipe do Ministério da Saúde e equipe da FUVAE. (Foto: Ana Carla Maciel)

Conforme a diretora pedagógica, Ana Carla Maciel, apesar de a instituição ter sido aceita é necessária subvenção para que haja contratações, a partir deste momento o público será contemplado. A instituição agora aguarda previsão do teto de gastos. A instiuição tem até meados de dezembro para constatar se o CER II da FUVAE, será credenciado com a publicação no Diário Oficial.

Nesta terça-feira (22), o deputado federal Dr. Eduardo Barbosa esteve presente em uma audiência com o assessor parlamentar do Ministério da Saúde, Paulo Tiago, e tratou de propostas de equipamentos para os Centros Especializados em Reabilitação – CER das Apaes Mineiras, além de mencionar autorizações de expansão de serviços de reabilitação da Apae de Varginha.

Deputado Federal Dr. Eduardo durante audiência. (Foto: Divulgação)

Sobre a Fuvae

É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos de direito privado, responsável pelo atendimento de Pessoas com Deficiência Intelectual, desde 0 ano até o fim da vida. Atualmente são oferecidos serviços de acesso à educação, saúde de forma adaptada, além de oficinas pedagógicas de formação e capacitação profissional que possibilitam a inclusão da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

A instituição fornece atendimento e assessoramento através de habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e da promoção de sua inclusão à vida comunitária.

O que é o CER?

O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território, e poderá ser organizado com a união das modalidades de reabilitação física/ostomia, intelectual, visual e auditiva, da seguinte forma:

  1. CER composto por dois serviços de reabilitação habilitados – CER II;
  2. CER composto por três serviços de reabilitação habilitados – CER III;
  3. CER composto por quatro ou mais serviços de reabilitação habilitados – CER IV.

O atendimento no CER será realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, através de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família.

O CER poderá constituir rede de pesquisa e inovação tecnológica em reabilitação e ser pólo de qualificação profissional no campo da reabilitação, por meio da educação permanente.

Para implantação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, aprovou através da Deliberação CIB-SUS/MG nº 1.545, de 21 de agosto de 2013, o Plano de Ação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS/MG.

O Plano constitui-se como instrumento fundamental para traçar metas que alcancem a integralidade da assistência oferecida às pessoas com deficiência no Estado de Minas Gerais, redefinindo o modelo assistencial realizado pelas unidades prestadoras de serviços que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS-MG. O foco está na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, reinserção social e no mercado de trabalho, promoção da saúde, prevenção de problemas/agravos, detecção precoce de doenças e reabilitação do usuário.”

*Com informações https://www.saude.mg.gov.br/cer