Fundação Cultural promove 5º Encontro de Folias de Reis
Após percorrer dezenas de bairros de Varginha entre o Natal e o Dia de Reis, os grupos de Folias de Reis estarão reunidos no próximo domingo (13), para demonstrar a fé e a devoção aos Santos Reis e ao Menino Jesus.
Os festejos começarão às 14 horas, com uma missa presidida pelo padre Heitor Aparecido Rafael, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo.
Logo após a celebração, as Folias de Reis farão um cortejo pela Av. Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil.
A expectativa é que milhares de pessoas assistam às apresentações. Cada Folia terá cerca de 20 minutos para mostrar a devoção aos Santos Reis em cânticos e danças. O evento deve ser encerrado por volta das 22h.
De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, “as Folias de Reis unem fé, cultura e arte em uma tradição que deve ser mantida, pois é uma das mais importantes manifestações folclóricas da cultura popular”.
A Prefeitura de Varginha incentiva a preservação das Folias de Reis pela importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva. O município destina recursos financeiros para a compra de vestimentas típicas, adornos, instrumentos musicais e transporte.
Em junho de 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o tombamento das Folias de Reis varginhenses.
Desde então, elas são bem cultural imaterial varginhense. Em nível estadual, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em janeiro de 2017.