• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Finados – CSul traz programação de missas

Dia de Finados foi incluído na liturgia (sequência de ritos da Igreja Católica) no século 13, graças aos esforços do monge beneditino Odilon de Cluny, na França. 

Redação CSul / Foto: Parque da Saudade

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que findou, acabou ou morreu.

No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezaram por eles nos cemitérios.

História

Oficialmente, o Dia de Finados foi incluído na liturgia (sequência de ritos da Igreja Católica) no século 13, graças aos esforços do monge beneditino Odilon de Cluny, na França. Segundo os relatos da época, esse monge notou que nem todos os mortos eram lembrados nas orações dos fiéis e, então, ele começou a pregar em benefício dessas almas.

O dia dois de novembro foi escolhido pela proximidade com o Dia de Todos os Santos (comemorado na véspera, dia um de novembro) quando a Igreja celebra todos aqueles que morreram em estado de graça. Portanto, esse dia ficou consagrado à celebração daqueles que morreram e não costumavam ser recordados nas orações.

Programação em Varginha

Paróquia São José
19h na Matriz.

Paróquia Imaculada
6h na Matriz.

Paróquia do Divino
7h, 10h e 19h.

Paróquia Frei Galvão
8h na Matriz.

Paróquia do Rosário
7h e 19h.

Paróquia Mártir São Sebastião
7h e 19h.

Paróquia Sant’Ana
8h e 19h.

Paróquia Cristo Luz dos Povos
8h, 10h e 19h.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Não haverá missa na Matriz.

Cemitério Municipal
7h, 9h e 16h.

Parque da Saudade
7h, 10h, 15h e 18h.