Feira Literária de Varginha leva espetáculos teatrais às escolas
A primeira peça será apresentada nesta quarta-feira (25/10) às 15h na Escola Municipal Domingos Ribeiro de Resende.
Foto: Fundação Cultural de Varginha
A FLIV 2023 – 6ª Feira Literária de Varginha começa na manhã desta quarta-feira (25/10) e traz uma novidade! Dois espetáculos teatrais educativos serão apresentados em duas escolas da Rede Municipal de Ensino.
A primeira peça será a “Speto Show“, apresentada nesta quarta-feira (25/10) às 15h na Escola Municipal Domingos Ribeiro de Resende. O projeto “Speto Show” traz para Varginha a magia da música e da contação de histórias em um só espetáculo. De uma maneira dinâmica e divertida, contando sempre com a participação da plateia Speto canta, dança e conta histórias divertidíssimas encantado crianças de todas as idades. Com um repertório recheado de clássicos e novos sucessos o público se diverte e relembra a época de ouro da música infantil.
Na quinta feira (26/10) às 13h30 a CEMEI Hortência Corina Ferreira recebe o espetáculo infantil “Caldeirão dos Bruxos” que é uma divertida história de um bruxo (bruxonildo) que vive num casarão antigo com seu sobrinho Pituxo que é apenas um menino bruxo peralta, uma criança igual a muitas, que adora aprontar diabruras. No final, o texto é bastante cuidadoso e emocionante, deixando lições de amizade, compreensão e companheirismo para as crianças. A realização é da Cia Sagitarius de Teatro – Ponto de Cultura e produção da Kramer Produções.
De acordo com Lindon Lopes, diretor do Museu Municipal e organizador da FLIV 2023, “durante a contação de histórias, a criança exercita a fantasia e a imaginação. Ela também adquire intimidade com a leitura, fluência e a habilidade de produzir textos e redações. Por isso, outro benefício indiscutível das histórias é o despertar das crianças para a prática da leitura. A inserção da leitura na vida escolar dos pequeninos através da contação de histórias faz com que a criança se interesse pela leitura de outros livros com novas histórias. Quando a criança conhece o universo dos livros, tem um contato intenso com a sua língua, o seu idioma nativo e expande o seu vocabulário”.
Fonte: Fundação Cultural de Varginha