• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Emiliano de Souza (Colégio Batista) dará nome à escola do bairro Santa Luzia

‘‘Sua dedicação à causa social deixa uma marca indelével na comunidade, e me comprometo a honra esse legado e a preservar e promover os valores que o Professor Emiliano tão fervorosamente defendia’’

Foto: Reprodução

Foi aprovada na Câmara Municipal de Veredores de Varginha, o Projeto de Lei 86/2023, de nº 7.200, do vereador Professor Rodrigo Naves, instituindo o nome da escola do bairro Santa Luzia, com o nome de Escola Municipal Emiliano de Souza.

Professor Rodrigo Naves expressa profundo respeito ao saudoso Professor Emiliano e sua família, enaltecendo seu legado como um grande homem, notável educador e cristão exemplar. Naves destaca a notável preocupação do Professor Emiliano com os mais pobres. ‘‘Sua dedicação à causa social deixa uma marca indelével na comunidade, e me comprometo a honra esse legado e a preservar e promover os valores que o Professor Emiliano tão fervorosamente defendia’’ disse.

BIOGRAFIA EMILIANO DE SOUZA

Emiliano de Souza, nasceu na cidade de Maripá de Minas- MG, no dia 29 de janeiro de 1935, filho de Luzia Rosa de Souza e Sebastião Justino de Souza. Casado com Léa Lúcia de Souza, com quem teve 07 filhos (Paulo Sérgio, Mara Raquel, Diná, Vera Lúcia, Cleiderson, Emiliano Júnior e Karina). Sua descendência foi formada por quatorze netos e três bisnetos.

Foi criado na roça com muita dificuldade por seus pais, juntamente com seus 19 irmãos. Família grande e temente a Deus, sempre foram educados dentro dos princípios cristãos e com a referência de sua mãe, uma grande evangelista. Saiu de casa apenas quando foi servir o Exército aos 18 anos, em Juiz de Fora.

Em meados de 1961, seu irmão Pr. Adão de Souza já tinha feito o Seminário e resolveu iniciar sua missão na área de educação em Varginha. Foi quando inaugurou o Colégio Inconfidência Mineira (hoje Colégio Batista). Na época convocou seus irmãos Pr. Sebastião de Souza, Emiliano de Souza e Jonas de Souza, que o acompanharam nesta linda e árdua jornada. As lutas e dificuldades na implantação de uma escola confessional foram grandes, pois a rejeição no início era o maior obstáculo. A falta de confiança da liderança da cidade e o medo de que a nova escola mudasse a crença e cultura de seus filhos, com base nas raízes do catolicismo, fez com que os diretores desenvolvessem um trabalho de conquista e reconhecimento, os quais foram fortalecidos com o passar do tempo.

Devagar a família Souza foi mostrando que o foco era uma educação de qualidade, formação integral, possibilitando uma profissionalização eficiente da comunidade e que não tinha nada a ver com religião ou doutrinação. O espaço foi conquistado e o Batista foi crescendo e se solidificando com o passar dos anos. Por volta de 1964, ocorreu uma grande tragédia que impactou toda a família Souza; o Colégio então fundado em 1961 foi acometido por um grande incêndio, que levou às cinzas o sonho de crescer e proporcionar uma educação diferenciada à comunidade varginhense. Mas Deus fortaleceu todos os irmãos que conseguiram se erguer das cinzas e iniciaram uma linda história de superação e garra.

Emiliano iniciou seus trabalhos na escola como faxineiro. Com o passar do tempo teve oportunidade de se preparar, estudar e fez o curso Técnico em Contabilidade. Após sua formatura, iniciou sua participação no controle contábil da instituição. O Colégio passou a chamar Escola Batista de 1º e 2º Graus. Com o passar dos anos, seus irmãos tomaram caminhos diferentes, mudando para outras cidades e Emiliano continuou em Varginha administrando a escola com toda dedicação e empenho. Sempre era o primeiro a chegar na escola e o último a sair. Homem íntegro, honesto e justo, tinha um coração enorme para atender as famílias, que necessitavam oferecer o estudo aos seus filhos, mas não tinham condições financeiras. Muitas famílias recebiam seu apoio, com descontos e bolsas de estudos e formaram seus filhos com a solidariedade deste grande homem.

No ano de 2009, no mês de novembro o Sr. Emiliano recebeu o Título Honorífico de Cidadão Varginhense, pelos relevantes serviços prestados à coletividade e ao engrandecimento e progresso do Município. Homenagem que trouxe grande satisfação e alegria para ele e toda a família, reconhecimento justo por iniciativa do vereador Dr. Adilson Rosa, apoiada com unanimidade por todos os vereadores da Câmara Municipal daquele mandato.

Sempre fez questão de educar seus filhos e prepará-los para substituí-lo um dia. Seu legado ficou como referência para todos, a missão de educar foi passando de pai para filhos. É uma família que tem no sangue o prazer de trabalhar com esta missão que é instruir crianças, adolescentes e jovens ao caminho do conhecimento e do saber. Seguiram seus passos e hoje estão envolvidos na gestão do Colégio Batista de Varginha, Diná de Souza Melo (Diretora Pedagógica), Karina Kellen de Souza D’Ambruoso (Diretora Financeira), Vera Lúcia de Souza (Secretária), Mara Raquel de Souza Bertho (Tesoureira), Cleiderson de Souza (Técnico em Segurança) e Emiliano de Souza Júnior (Responsável pela cantina escolar).

Sr. Emiliano trabalhou com todo o vigor e saúde até 08/03/2012, quando ao final do dia de trabalho, foi acometido por um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que afetou a área central do cérebro que é responsável pela fala e compreensão, o que o afastou definitivamente de suas funções como Diretor Administrativo da escola, até o dia do seu falecimento, que se deu aos 25/01/2022.

Fonte: Vereador Rodrigo Naves