• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Dia Mundial da Saúde será comemorado com o Varginha Mais Saudável

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, as secretarias de Esporte e Lazer – SEMEL e de Saúde – SEMUS, realizarão mais uma edição do projeto Varginha Mais Saudável neste sábado (7).

A atenção da Prefeitura Municipal com a saúde da população vai além dos atendimentos médicos. A preocupação para que os moradores tenham mais qualidade de vida leva várias as secretarias a desenvolverem ações para incentivarem a prevenção.

“Teremos várias atividades que fazem parte do calendário esportivo saudável, como aulas de alongamento, ginástica, zumba e dança, aferição de pressão arterial, glicemia, peso, altura, orientação nutricional e sobre diabetes e hipertensão, avaliação física,  design de sobrancelha, cama elástica, oficina de desenho e pintura, jogos terapêuticos, orientação sobre doação de sangue, degustação de produtos, sorteio de brindes e muito mais”, conta o professor da SEMEL, Flávio Pontes, organizador do evento.

Segundo Flávio, o foco é a prevenção e o combate ao sedentarismo. “Não dá pra ficar parado. Atividade física é saúde e saúde é qualidade de vida. Portanto, todos estão convidados a ir até à Concha Acústica, neste sábado, das 8 às 12horas e participar conosco de toda a programação oferecida gratuitamente”, conclui Flávio.

Ao todo são 11 os pontos que tem professores da SEMEL que trabalham, atendem e auxiliam as pessoas, dentro do Projeto Academia de Rua com aulas pela manhã ou no início da noite.

A população tem despertado para essa convocação e demonstrado resultados. Roberto Carlos dos Santos, mais conhecido como Bola, desde que começou a frequentar as atividades oferecidas gratuitamente pela SEMEL já perdeu cerca de 30 quilos. Ele participa junto com a família das atividades na Academia de Rua da Vila Paiva. Outro exemplo é Keila Ribeiro que também perdeu 30kg.

Esses são apenas dois exemplos de que é possível ter mais qualidade de vida com as ações gratuitas oferecidas pela Prefeitura.

Roberto Carlos dos Santos, o “Bola”, afirma que “o que me fez mudar o meu estilo de vida foi quando chegou meu filho Caio, hoje com 8 anos; eu aprendi com ele o sentido da vida, e eu não quero que ele passe pelo que passei sempre com excesso de peso. Quero ser exemplo positivo na vida dele. Começando com saúde”.

Já Keila Ribeiro diz que “o que me levou a mudar foi eu ver uma foto minha irreconhecível, deformada até, de tanta gordura. Não me enxergava daquele jeito. Na minha mente eu era gorda, mas não obesa. Cheguei a atingir o pico de obesidade III (considerada mórbida). Aí que eu resolvi que precisava ter uma iniciativa, uma mudança. Em novembro dei o “start” e em dezembro comecei a fazer algumas caminhadinhas. Em janeiro comecei o Projeto da Academia de Rua com o professor Flávio Pontes, aí sim que comecei a notar mais diferença no meu corpo, deu uma acelerada e o meu condicionamento físicofoi correspondendo. Antes para subir uma escada quase morria de cansaço e sem ar. Desde então não parei mais e ainda tem um “upgrade” fazendo caminhadas rurais semanais (já que por enquanto as da SEMEL são mensais) e me sinto super bem. É um desafio a cada etapa, diário. Se a gente não correr atrás e realmente estar disposta a mudar os hábitos, não tem progresso. A nossa saúde e bem estar depende de nós e claro, com o professor Flávio tudo flui mais rápido e melhor.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *