• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Cursos gratuitos com foco em tecnologia vão capacitar adolescentes em Varginha

Parceria entre município, Mercado Livre e Espro promove, entre abril e dezembro, três turmas do Projeto Conexão Digital na Formação para o Mundo do Trabalho; inscrições estão abertas

Foto: Divulgação / ESPRO

Adolescentes de 14 a 17 anos residentes em Varginha (MG) já podem se inscrever para um curso gratuito de capacitação profissional com foco em tecnologia. O Projeto Conexão Digital na Formação para o Mundo do Trabalho terá três turmas entre os meses de abril e dezembro, oferecendo aos participantes mais de 150 horas de conteúdo em aulas presenciais no período da tarde. A realização é do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (COMDEDICA) de Varginha, com apoio do Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina, e trilha educacional desenvolvida pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link, utilizando o código de campanha VARGINHA.

O Projeto Conexão Digital na Formação para o Mundo do Trabalho vai oferecer 100 horas de conteúdos dos cursos de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro, que aborda competências e habilidades profissionais e socioemocionais, além de 52 horas de conhecimentos específicos – conteúdos técnicos sobre temas como tecnologia no mercado de trabalho, e-commerce no Brasil, empreendedorismo no mercado digital e desenvolvimento de lojas e aplicativos, dentre outros. Os alunos terão direito a benefícios como kit escolar, uniforme, mochila, alimentação e auxílio transporte.

“As empresas do segmento de tecnologia estão dentre as que mais têm aumentado as taxas de contratação. Mesmo assim, estudos apontam que não há profissionais suficientes para preencher vagas nesse setor”, observa Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Iniciativas como essa do COMDEDICA em parceria com o Mercado Livre e o Espro são imprescindíveis para elevar o nível de conhecimento e formação dos jovens e profissionais do município, permitindo assim um salto de qualidade e conhecimento para as próximas gerações.”

Além do currículo padrão, o projeto oferece, aos familiares dos adolescentes e às comunidades em que estão inseridos, oficina de geração de renda e empreendedorismo. Também serão realizadas oficinas de fortalecimento de vínculos familiares. Em fase de conclusão do programa, os adolescentes são orientados a cadastrarem seus currículos no banco de vagas do Espro para participarem de oportunidades em programas de Jovem Aprendiz e Estágio de empresas parceiras em todo o Brasil. Informações podem ser obtidas nesta página.

A finalização do curso acontece com a celebração da cerimônia de formatura, que inclui a entrega de certificados e confraternização das pessoas participantes.

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade contribui com cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza. O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social. Em 45 anos de existência, a entidade encaminhou 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,2 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem. As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades. O Espro tem 8 filiais e 55 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Fonte: Divulgação / ESPRO