Cidades do Sul de Minas vencem XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Coqueiral e Varginha são os municípios vencedores e se consolidam como cidades empreendedoras
Foto: Sebrae Minas
Os municípios de Coqueiral e Varginha, no sul de Minas, venceram o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora nas categorias Sustentabilidade & Meio Ambiente e Empreendedorismo na Escola, respectivamente. O anúncio foi realizado na cerimônia de premiação na manhã desta quarta-feira, 17, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de cerca de 300 convidados, dos 24 municípios finalistas, entre prefeitos, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.
Coqueiral foi premiado na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente com o projeto “Coqueiro Verde”. O município criou a Moeda Coqueiro Verde, com foco em estimular junto às famílias a troca de materiais recicláveis. O objetivo do projeto é preservar o meio ambiente, reduzir a poluição, conscientizar o cidadão sobre a importância da reciclagem de materiais e minimizar os danos ambientais, por meio de geração de renda, aumento da empregabilidade da associação dos catadores de recicláveis e maior comercialização dos feirantes.
“É um reconhecimento por tudo o que tem sido feito, sobretudo pelas políticas públicas implantadas na cidade e sido fundamentais para o bem-estar dos cidadãos. Temos de agradecer imensamente à população e à minha equipe, que fez belo trabalho. Sem eles, não conseguiríamos fazer nada”, celebra o prefeito de Coqueiral, Rossano de Oliveira
E o município de Varginha venceu na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “GINTECH – Gincana de tecnologia da rede municipal de Varginha”. A competição fomentou o desenvolvimento das habilidades empreendedoras e competências digitais para os jovens e foi estruturada em três etapas, utilizando a gamificação para desenvolver competências propostas pela BNCC, comportamento empreendedor e soft skills. Os jovens foram incentivados a desenvolverem soluções criativas para problemas locais, impulsionando ideias que geravam impactos positivos para a sociedade, formando, assim, cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.
“É difícil até de expressar nossa gratidão. É um sentimento de dever cumprido. Que possamos sempre desenvolver nossas atividades da melhor forma em escolas, sempre com visão para o empreendedorismo e transformando nossos alunos em construtores de cidadania”, comemora a secretária municipal de Educação de Varginha, Juliana de Paula.
Premiação
Na XII edição do Prêmio, mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios do estado, foram inscritos em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial. Na fase final, disputaram 30 iniciativas, de 24 municípios.
Os vencedores, por categoria, foram: Cabo Verde, categoria Sala do Empreendedor; Conselheiro Lafaiete, categoria Governança Territorial; Congonhas, categoria Inclusão Produtiva; Coqueiral, categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente; Nova Lima, categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Paracatu, categoria Empreendedorismo Rural; Pirapora, categoria Compras Governamentais; Uberaba, categorias Cidade Empreendedora e Turismo e Identidade Territorial; e Varginha, categoria Empreendedorismo na Escola.
“Cada uma das soluções inovadoras vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um reconhecimento ao esforço do município de sempre buscar a melhoria na gestão de maneira diferenciada e uma inspiração para tantos outros municípios, com resultados positivos no desenvolvimento socioeconômico, na educação empreendedora, na geração de emprego e renda e na liberdade de produzir, trabalhar e sustentar sonhos e realidades”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Em suas 12 edições, o Prêmio Prefeitura Empreendedora já reconheceu 71 iniciativas de 49 municípios de Minas Gerais, projetos que têm inspirado diversos municípios do estado a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.
Fonte: Sebrae Minas