• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Chuva de ventos e granizo deixa estragos em Varginha

Um eucalipto caiu na Avenida do Contorno e impediu o trânsito de um dos lados da via; outra árvore caiu na Rua Humberto Pizzo

Rafael Almeida (Parada)

No final da tarde desta segunda-feira (28), uma forte chuva com ventos, granizo e raios deixou estragos em Varginha. Um eucalipto caiu na Avenida do Contorno, próximo ao Posto Esperança, impedindo o trânsito de um dos lados da via. O Corpo de Bombeiros também foi chamado para atender a uma ocorrência de queda de árvore na Rua Humberto Pizzo.

No bairro Industrial JK, o vento arrancou o portão de uma empresa. Já no bairro Belo Horizonte, além do vento, a chuva foi acompanhada de granizo. Diversos moradores postaram vídeos e fotos nas redes sociais, mostrando o gelo que acumulou nas ruas, quintais e casas.

A enxurrada em diversos pontos da cidade também chamou atenção pelo volume de água. Na Avenida Princesa do Sul, uma das pistas foi tomada pela água.

Vídeos compartilhados pelo WhatsApp mostraram motoristas se abrigando debaixo do viaduto que dá acesso à Avenida Otávio Marques, abaixo do Via Café Garden Shopping.

Reprodução Redes Sociais
Varginha 24 Horas
Rafael Almeida (Parada)

Aulas canceladas

Devido à forte chuva, o Centro Universitário do Sul de Minas (Grupo Unis) cancelou as aulas na noite desta segunda-feira, na Cidade Universitária, Campus 1 e Campus 2. Em comunicado, a instituição informou que as aulas de pós-graduação na Unidade Avançada (shopping) foram mantidas normalmente. As aulas aconteceram normalmente nesta terça-feira (29).

Divulgação Unis

Previsão do tempo

Segundo dados do Climatempo, a chuva ainda vai persistir nos próximos dias no centro-sul do estado, incluindo o Triângulo Mineiro, acumulando grandes volumes até esta quarta-feira (30). A população deve ficar atenta nos próximos dias, pois como o solo já está bem úmido, há risco de novos problemas na região.

O sol ainda aparece no estado e ajuda a esquentar. É justamente esse forte aquecimento que vai ajudar na formação de nuvens carregadas entre a tarde e a noite. Há risco de chuva forte e volumosa nas cidades do Sul de Minas, que fazem divisa com São Paulo e Rio de Janeiro, e também no Triângulo Mineiro. Há risco de raios e rajadas de vento.

A previsão para esta quarta-feira em Varginha será de 90% de chuva, com 15 milímetros de pancada à tarde e à noite. Haverá Sol e aumento de nuvens pela manhã. Os termômetros irão variar entre 18ºC e 31ºC.

Na quinta-feira (31), a chance de chuva será de 80%, com 8 milímetros. Os termômetros irão variar entre 19ºC e 33ºC.

Cemig alerta para o risco de acidentes durante tempestades

Com o início do período chuvoso em Minas Gerais, é preciso ficar atento ao risco de acidentes relacionados à energia elétrica durante as tempestades. Por isso, a Cemig traz uma série de orientações para a população ficar em segurança durante os temporais.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da empresa, Demetrio Aguiar, uma das primeiras coisas a se fazer é desligar equipamentos elétricos da tomada, evitando o risco de choques e de queima. “Ocorre da seguinte forma: durante a chuva, o raio atinge a rede elétrica e chega às residências por meio da fiação, podendo ser conduzido até os moradores”, explica.

O especialista alerta, ainda, para os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano: “O raio causa queimaduras gravíssimas e parada cardiorrespiratória, que leva inclusive à morte”.

As tempestades também podem derrubar postes e romper fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham afastados do local da ocorrência. “Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca deve se aproximar ou tocar a fiação e, se possível, não deve permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia”, orienta Demetrio.

Outro possível cenário de acidente é quando o fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Nesse tipo de situação, os ocupantes do veículo devem permanecerem dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.

“É importante ressaltar que o abandono do veículo somente deve ser feito em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Caso contrário, é mais seguro permanecer lá dentro até a chegada da Cemig e Corpo de Bombeiros”.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre a rede elétrica e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos entre as folhas e podem causar acidentes graves.

Outras dicas de segurança durante tempestades

  • Em períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena do televisor pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelos riscos de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio.
  • Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que não estejam conectados na tomada.
  • Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.
  • Tampas de caixas d’água, telhas, totens e quaisquer outros materiais que podem ser levantados com o vento devem ser bem afixados para impedir que atinjam pessoas, veículos e também as redes elétricas.
  • É importante acompanhar a previsão meteorológica e, em caso de tempestades, evitar sair de casa.
  • Evite locais sujeitos a alagamento.

Vídeos

Registros de Rafael Almeida (Parada):

Registros enviados ao Varginha Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *