• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Chanceler do Grupo Unis, Prof. Stefano Barra Gazzola conquista título de doutor

Prof. Stefano contou um pouco da história do desenvolvimento dessa tese acadêmica

Foto: Grupo Unis

Na última sexta-feira (29/09), o Chanceler do Grupo Unis, Prof. Stefano Barra Gazzola, teve sua tese de doutorado aprovada por unanimidade pelos membros da banca avaliadora, garantindo o título de Professor Doutor, ao Chanceler da instituição.

Em suas redes, o Prof. Stefano contou um pouco da história do desenvolvimento dessa tese acadêmica que tem como foco principal a Instituição de Ensino que moldou sua história pessoal e profissional: o Grupo Educacional Unis.

“Hoje venho falar de um dia importante em minha vida que dedico a cada um de vocês. Senti a alegria e o alívio que presenciei muitos de vocês sentirem. Quando o stricto sensu era coisa de capital, vi muitos se sacrificando entre aulas, família, estudos e estrada para se titularem mestres ou doutores. Sendo uma pesquisa minha, por que digo que agora é uma conquista nossa? Porque foi sobre você, Unis, que escrevi essa tese.

Essa tese nasceu comigo e morreu várias vezes. E como uma fênix renasceu, ressignificando o meu olhar sobre minha própria história. Em 2000 concluí minha dissertação de mestrado com uma profunda esperança de testemunhar o seu nascimento. Naquela época utilizei as palavras de Liberman no anseio de que elas pudessem nortear o seu caminho para o futuro.

Hoje, após 23 anos, volto às mesmas palavras, não mais com a esperança de moldar o que uma instituição de ensino deve ter. Mas para reafirmar a minha convicção de que uma instituição não se constrói apenas com gestão, mas também se orienta pelo senso de pertencimento das pessoas que fazem parte desse projeto.

Em minha tese, retomo as palavras da minha dissertação como fonte de inspiração para todos nós, que dedicamos nossa vidas, nossas histórias e experiências à educação:

‘Precisa-se de pessoas que têm os pés na terra e a cabeça nas estrelas. Capazes de sonhar para abrir caminhos. Enfrentar desafios, criar soluções, correr riscos calculados, sem medo de errar. Precisa-se de pessoas que construam suas equipes e se integrem nelas, que não tomem para si o poder, mas saibam compartilhá-lo. Pessoas que não se empolguem com o seu próprio brilho, mas com o brilho do trabalho alcançado em conjunto, que tenham a percepção do todo e das partes. Seres humanos justos, que inspirem confiança e demonstrem confiança nos parceiros, estimulando-os, energizando-os, sem receio que lhe façam sombra, e sim, orgulhando-se deles. Precisa-se de pessoas que criem em torno de si um acidente de entusiasmo, de liberdade, de responsabilidade, de determinação, de respeito e de amizade. Precisa-se de seres racionais. Tão racionais que compreendam que sua realização pessoal está atrelada à vazão de suas emoções. Precisa-se de gente que saiba administrar coisas e liderar pessoas. Precisa-se urgentemente de um novo ser.’ – Isaac Liberman

Com estas palavras dedico esta tese à comunidade acadêmica e regional com todo o meu respeito e desejo a você Unis, minha Alma Mater, um futuro promissor, junto com a nossa gente.”

Parabenizamos enormemente o Prof. Dr. Stefano Barra Gazzola, por mais essa importante conquista para sua trajetória pessoal e profissional, reconhecendo também a importância que esse marco representa para a história do Grupo Unis e da nossa comunidade acadêmica.

Fonte: Grupo Unis