Campanha de Vacinação será intensificada neste domingo
Entre às 9h30 e 14h30 deste domingo (20), será realizada a intensificação de todas as vacinas do Calendário Básico de Imunização, em Varginha.
As vacinas estarão à disposição para todas as faixas etárias, na Policlínica Central e nas UBS Dr. João Eugenio do Prado (Sion), Dr. José Conde (Canaã), Dr. Paulo Frota (Pinheiros), Dr. Vivaldo Frota (Barcelona) e Caic I (Imaculada).
Ação envolverá seis equipes, com mais de 30 enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Até o momento, foram aplicadas 15.679 doses em Varginha, o que representa 59,62% da meta que é vacinar 26.300 pessoas durante toda a Campanha.
Quem pode se vacinar de acordo com as Normas do Ministério da Saúde
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
- Trabalhadores de saúde: Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
- Crianças na faixa etária de seis meses a 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional.
- Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação.
- Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional,
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas deverão receber a vacina influenza.
- Os grupos portadores de doenças (com relatório médico): crônicas, não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).
- Professores: Escolas Públicas e Privadas que estejam na ativa.
Documentos necessários
- Caderneta de Vacinação da criança e do adulto;
– Para as pessoas que vão vacinar contra a Gripe (Campanha de Influenza):
- Professores na ativa:Os professores deverão procurar a Unidade de Saúde com o Crachá e/ou comprovante assinado pela Diretora da escola que leciona.
- Pacientes crônicos:Prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de vacinação.
- Puérperas: deverão apresentar qualquer documento que comprove a gestação (certidão de nascimento e/ou, cartão da gestante e/ou, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros), durante o período de vacinação.
Vacinas do calendário
- Criança de 0 a 4 anos
BCG, Hepatite B, Rota vírus, Polinativada, Pentavalente, Pneumo 10, Meningo C Conjugada, Febre Amarela, Triviral (SRC), Varicela e Heptite A;
- Adolescentes
HPV e Reforço da Meningo C Conjugada;
- Adulto
Hepatite B, Dupla Adulto, Triplice Viral e Febre Amarela;
- 60 anos e mais
Hepatite B, Dupla Adulto e Febre Amarela.