• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Hospital Bom Pastor recebe acelerador linear; aparelho deverá dobrar atendimentos

Equipamento é utilizado na radioterapia.

Redação CSul / Foto: Prefeitura de Varginha

Os atendimentos no tratamento de combate ao câncer deverão ser ampliados no Hospital Bom Pastor, em Varginha. Isso porque no último sábado (22), a unidade recebeu um acelerador linear, equipamento utilizado na radioterapia.

O diferencial deste aparelho é que, ele atua diretamente no tumor e não compromete os outros órgãos, o que acontece nos demais aparelhos para este tratamento. A expectativa é de que após a montagem e treinamento da equipe, a unidade possa realizar 100 atendimentos por dia, anteriormente eram realizados 80.

O aparelho também deverá reduzir o número de sessões, de 30 para apenas nove. A expectativa do Hospital Bom Pastor é de que, sejam atendidos 1,3 mil novos pacientes dentro de um ano.

O acelerador linear foi adquirido com recursos da cidade e de emendas parlamentares, com valor de aproximadamente R$ 9,5 milhões.

Hospital Bom Pastor

É uma instituição com certificação de Utilidade Pública Municipal, sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde para prestar assistência médico-hospitalar, destacando-se como referência Oncológica para 176 cidades.

O acesso dos clientes à Instituição é realizado através do SUS Fácil, encaminhados pelas Policlínicas, Programa Melhor em Casa (antigo PADI), Hemodiálise, Consultórios Particulares e cidades as quais é referência. Além disso, conta com convênios médicos hospitalares.

É um hospital de atendimento geral, possui 55 especialidades e outros serviços. Possui 122 leitos, que prestam assistência em UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, Internações Clínicas/ Gerais e Cirúrgicas Oncológicas e  Observação no Pronto Atendimento.

Realiza anualmente mais de 18.000 procedimentos: 12.493 Quimioterapia, 1.512 Radioterapia, 4.726 internações entre outros.

O Hospital conta com aproximadamente 500 colaboradores, entre médicos e profissionais de outras especialidades, selecionados através de concurso público e processos seletivos simplificados para atendimento de demandas temporárias.