• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Vacinação ampliada contra a meningite C tem início em Itajubá

Medida se deve às baixas coberturas vacinais e ao aumento no número de casos de meningite meningocócica C no Estado de Minas Gerais.

Foto: CSul.

A partir deste mês de novembro acontece em Itajubá e em todo o Estado de Minas Gerais a ampliação da vacinação contra a meningite C para o público adulto. A medida se deve às baixas coberturas vacinais e ao aumento no número de casos de meningite meningocócica C no Estado de Minas Gerais e em vários estados vizinhos.

Até então, a vacina meningocócica C (Conjugada) estava disponível apenas para bebês com três e cinco meses de vida (além de um reforço com 1 ano de idade) e para adolescentes de 11 e 14 anos.

Poderão ser vacinados os seguintes grupos conforme calendário abaixo:

  • NOVEMBRO: Estudantes universitários (sem limite de idade) e trabalhadores da educação (superior e técnico)
  • DEZEMBRO: Trabalhadores da saúde
  • JANEIRO E FEVEREIRO: Jovens de 16 a 30 anos de idade

Inicialmente, as equipes de vacinação estarão percorrendo as faculdades e as escolas de nível técnico. Em seguida, no mês de dezembro, as principais instituições de saúde do município. Já em 2023 a campanha ocorrerá nas salas de vacina do município.

A DOENÇA

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir as pessoas contra a doença.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Fonte: Prefeitura de Itajubá.