• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

UNIFEI aparece em 6º lugar em Ranking das Universidades Empreendedoras do Brasil

Também foi realizado outro ranking contemplando os Institutos Federais (IF’s) do país.

Foto: Reprodução UNIFEI

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) foi reconhecida com a 6ª colocação no Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) do portal Brasil Júnior, instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior brasileira. O RUE contemplou 108 instituições de ensino superior (IES) do Brasil, tanto públicas como privadas, sob uma metodologia de avaliação sob a ótica de seis dimensões. Também foi realizado outro ranking contemplando os Institutos Federais (IF’s) do país.

Ranking

 A UNIFEI alcançou a 6ª colocação geral do RUE, ficando à frente de instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Quando consideradas apenas as universidades federais, a Instituição ocupa o 3º lugar.

O top 10 do RUE é composto pela Universidade de São Paulo (USP) em primeiro lugar, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em segundo e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na sequência, aparecem: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); UNIFEI; Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Metodologia

A metodologia de avaliação do RUE passou por uma atualização para a edição de 2023. Dessa forma, foram determinados seis critérios que seriam considerados para a elaboração do documento. A dimensão Cultura Empreendedora possui indicadores que analisam as posturas empreendedoras docente e discente, além da avaliação da matriz curricular.

Na dimensão Extensão, são consideradas as redes, os projetos de extensão e a altmetria. A dimensão Infraestrutura possui os indicadores de qualidade da infraestrutura, parque tecnológico e ambientes promotores de inovação. Quanto à dimensão Internacionalização, são considerados os indicadores intercâmbio, parceria com universidades estrangeiras, pesquisa em colaboração internacional, políticas e planos de internacionalização.

Na dimensão Capital Financeiro, são analisadas o orçamento, a eficiência orçamentária e o extra orçamento. Por fim, a dimensão Inovação considera pesquisa, patente, proximidade da IES com o mercado e transferência de tecnologia.

Fonte: UNIFEI