• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Projeto de educação patrimonial atende alunos da Rede de Ensino em Poços de Caldas

O projeto acontece semanalmente, de terça-feira a sexta-feira, no período matutino, com duração de três horas diárias em sua totalidade.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Em formato piloto, o projeto “Um dia no Museu vem atendendo os alunos dos 9os Anos do Ensino Fundamental II das escolas municipais. Na sua primeira edição, iniciada em abril, já foram contempladas 15 escolas, com aproximadamente 800 alunos, tendo previsão de término para o final da primeira semana de julho de 2024.

O projeto é realizado por meio de monitoria especializada, em caráter misto, subdividida em visitação monitorada ao Museu e city tour especializado com ênfase nos bens materiais sediados nos arredores do centro municipal (edificações arquitetônicas, parques, praças, monumentos e balneário).

O projeto pedagógico “Um dia no Museu” foi idealizado pela equipe técnica do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Educação e Planejamento e com apoio técnico do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (CONDEPHACT-PC).

O objetivo é introduzir os alunos da Rede Municipal de Ensino na disciplina de Educação Patrimonial, apresentando as particularidades do patrimônio material e imaterial que compõem a estrutura histórico-cultural da estância turística de Poços de Caldas, assim como os processos de conservação e preservação patrimonial em vigor no município.

O projeto acontece semanalmente, de terça-feira a sexta-feira, no período matutino, com duração de três horas diárias em sua totalidade. O processo de monitoria especializada é realizado pelo atual corpo de funcionários do Museu, composto por professor de História, agentes administrativos e estagiários das áreas de Geografia e Arquitetura.

“Tendo em vista o desenvolvimento turístico de Poços de Caldas e sua roteirização como destino cultural, cada vez mais são necessárias ações de conscientização e incentivo a preservação e conservação dos bens locais, assim como a necessidade de profissionais especializados na área”, destaca a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, Nanci de Moraes.

Cabe destacar que, no contexto da patrimonialização, um conceito fundamental é a “sustentabilidade”, ou seja, a preocupação em garantir que as gerações futuras tenham acesso aos bens hoje preservados, contribuindo para a manutenção integral da história local, por meio da execução de ações gratuitas de cunho educativo.

Para mais informações sobre o projeto, basta entrar em contato com a equipe do Museu Histórico Geográfico de Poços de Caldas, pelo telefone (35) 3697-2197 ou pelo e-mail: museuvilla@gmail.com.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas