• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

UFLA realiza V Simpósio Brasileiro e I Simpósio Mundial de Doenças Negligenciadas 

Objetivo é promover a troca de informações qualificadas para o enfrentamento das doenças negligenciadas, reforçando o compromisso com a ciência, a saúde global e o desenvolvimento sustentável.

Foto: UFLA

De 21 a 25 de maio, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberá o Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) e o I World Symposium on Neglected Diseases (I WSND). Os eventos buscam expandir as fronteiras do conhecimento sobre temas relevantes para a saúde, destacando a importância de uma abordagem integrada diante de desafios complexos que envolvem as doenças negligenciadas. 

Com o tema “Reflexões Impostas a partir da Pandemia de COVID-19”, especialistas do Brasil, Portugal, Espanha e Colômbia, além de representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde, deverão discutir os avanços científicos e orientar ações concretas para fortalecer a pesquisa, melhorar a prática clínica e promover a saúde pública. Um tema que será abordado na programação será o impacto da pandemia de COVID-19 sobre as doenças negligenciadas. 

De acordo com a professora Joziana Barçante, presidente dos eventos e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb), o objetivo é promover a troca de informações qualificadas para o enfrentamento das doenças negligenciadas, reforçando o compromisso com a ciência, a saúde global e o desenvolvimento sustentável.

Toda a programação, incluindo os minicursos, tiveram inscrição gratuita para os profissionais de saúde da atenção primária, para professores da educação básica da rede pública, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e para profissionais e acadêmicos do estado do Rio Grande do Sul. 

A programação científica terá início no dia 21/5, no anfiteatro do Departamento de Medicina (DME), às 14 horas, com a palestra “Animais Peçonhentos com interesse médico”. A palestra será ministrada por pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e é aberta ao público. Neste dia haverá um plantio simbólico de árvores no câmpus da UFLA. 

Parte da programação será transmitida online para os participantes. Os links de transmissão podem ser acessados no site do evento. Neste site, é possível conferir a programação científica e cultural. 

A organização dos eventos é realizada em parceria com pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do Instituto de Pesquisa René Rachou (Fiocruz), da Universidad Autónoma de Madrid, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidad Cooperativa de Colombia. 

Ciência na Praça

Conscientes de que a ciência não pertence apenas aos laboratórios e universidades, mas também ao espaço público, a programação inclui a realização de um festival de ciência, no dia 22/5 (quarta-feira), na praça Augusto Silva. Serão realizadas atividades e ações relacionadas às ciências biológicas e ciências da saúde, em especial, à zoologia, à conservação de espécies e às doenças negligenciadas. As atividades são gratuitas e abertas ao público. 

Ao longo de todo o dia, a programação do festival contará com exposições de vetores de agentes causadores de doença, de animais peçonhentos e de outros exemplares das coleções biológicas do Instituto René Rachou, da Fundação Ezequiel Dias, do Instituto Butantan e da Universidade Federal de Lavras, além de oficinas, jogos e stands para os visitantes. 

Durante as ações educativas e de divulgação científica, a apresentação de material biológico dessas coleções trará ao público uma oportunidade de aprender a realizar o reconhecimento de vetores de doenças e animais peçonhentos, além de proporcionar um momento de socialização e troca de conhecimento entre academia e sociedade.

​O público-alvo dessas ações são estudantes cursando desde a educação infantil até a graduação; professores das redes públicas estadual e municipal; profissionais da atenção primária à saúde e vigilância em saúde, interessados e participantes do evento acadêmico. 

SBDN e os 17 ODS

O V SBDN e o I WSND são eventos comprometidos em promover a saúde e o bem-estar por meio da abordagem integral e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao focar em questões de saúde e bem-estar, o evento busca inspirar ações que promovam um mundo mais saudável, equitativo e sustentável para as gerações futuras. 

Fonte: UFLA