• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

UFLA inicia tratativas para mobilidade acadêmica com 29 universidades da Europa e da Ásia

Foto: Grupo Unis

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) assinou protocolo de intenções de mobilidade acadêmica com a Universidade Internacional da Ásia, do Turcomenistão, durante a 9ª Conferência de Ensino Superior da Eurasia (Eurie 2024). No evento, que é considerado um ponto de encontro sobre o ensino superior internacional para conectar outras partes do mundo à região da Eurásia, foram, ainda, iniciadas as tratativas de internacionalização com outras 28 universidades.

Os encontros entre os representantes institucionais ocorreram entre os dias 26 e 29/2 e contemplam universidades de países da Europa e da Ásia, como Alemanha, Londres, Grécia, Filipinas, Índia, Romênia, Rússia, Azerbaijão, Geórgia, Malásia e Romênia.

“A missão acadêmica na Turquia foi extremamente produtiva, pois, além de participarmos de discussões relevantes e atuais sobre o ensino superior mundial, tivemos a oportunidade de conversar com reitores e reitoras de diversas Universidades da Europa e da Ásia, o que culminará com a ampliação significativa de acordos com universidades ao redor do mundo, possibilitando intensificar as ações de internacionalização da UFLA”.

A programação do Eurie 2024 foi composta por diversos workshops e painéis sobre educação superior e internacionalização, além de um espaço de exposição para as universidades, que incluiu um estande brasileiro. O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, representou a universidade no evento.

A assinatura de protocolos de intenção é o primeiro passo para o estabelecimento de parcerias com instituições internacionais de ensino superior. Atualmente, a UFLA possui 114 Acordos de Cooperação internacionais vigentes, com países de diferentes continentes. 

Missão à Turquia

A missão acadêmico-científica à Turquia foi organizada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCub), em parceria com o Eurasian Universities Union (Euras). 

A delegação brasileira foi composta por 11 representantes institucionais e teve o objetivo de estabelecer redes de intercâmbio acadêmico com as as universidades associadas ao Euras, que abrange cerca de 140 instituições de 47 países, distribuídas pelos continentes europeu e asiático. 

Além da participação no Eurie 2024, os reitores brasileiros se reuniram, no dia 26/2, com o cônsul-geral do Brasil na Turquia, Ruy Amaral. 

Fonte: Grupo Unis