• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Três Corações faz parte da Rota do Café declarada Monumento Nacional

Três Corações possui uma área de cerca de 9 mil hectares de produção cafeeira, o que faz dela um dos grandes pilares do agronegócio em nosso município.

Foto: Prefeitura de Três Corações

Três Corações faz parte da Rota do Café, recentemente declarada Monumento Nacional. Em um importante marco, no dia 3 de novembro, a lei 14.718/2023 foi publicada no Diário Oficial da União, conferindo esse status ao caminho histórico percorrido pelo café produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo, que começa em Minas e vai até o Porto de Santos. Essa designação abrange, além da rota em si, o desenvolvimento econômico e cultural promovido por essa produção nos séculos 19 e 20.

A Rota do Café se junta ao seleto grupo composto por mais outros 13 locais no Brasil que receberam o título de monumento nacional. Isso atesta a importância histórica e cultural do café na formação e evolução da nação brasileira.

De acordo com dados da Emater, Três Corações possui uma área de cerca de 9 mil hectares de produção cafeeira, o que faz dela um dos grandes pilares do agronegócio em nosso município. Cada hectare produz cerca de 35 sacas de 60kg de café beneficiado. O tipo mais comum é o arábica e muitos produtores também investem na produção de Cafés Especiais que agregam ainda mais valor à produção.

Três Corações desempenha um papel vital nessa jornada histórica, sendo um dos 50 municípios que compõem essa rota de grande importância. A designação como monumento nacional não apenas reconhece o legado cultural e econômico do café na região, mas também reforça o compromisso de preservar e celebrar essa parte fundamental da história do Brasil.

Fonte: Prefeitura de Três Corações