• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Machado com representação na Conferência Nacional de Cultura

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento reunirá mais de 3 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Foto: Prefeitura de Machado

Após um hiato de 10 anos, o Ministério da Cultura (MinC) realizará, de 4 a 8 de março de 2024, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento reunirá mais de 3 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento embasarão as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que orientarão a pasta na próxima década.

Machado realizou a conferência municipal em outubro de 2023 e participou com uma delegação da conferência estadual em dezembro de 2023. Pela primeira vez na história, o município terá dois representantes entre os 40 delegados mineiros que representarão o

estado na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC).

O mais votado entre os secretários e diretores municipais de cultura de Minas Gerais, o secretário de Cultura e Turismo de Machado, João Alexandre Moura, representará o poder público. Eleito pela sociedade civil, Walter Luiz Nogueira “Waltinho”, representará não apenas a congada de Machado, mas também os movimentos de cultura popular, tradicional e de matriz africana de Minas Gerais. Walter é capitão do centenário terno de congada de Nossa Senhora do Rosário de Machado.

Durante a conferência, serão debatidos seis eixos temáticos importantes para a democratização e inclusão, são eles:

Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e

Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

Propostas, iniciativas e experiências culturais praticadas em Machado serão levadas ao plenário da conferência para compor o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) e propostas que poderão tornar-se leis federais ligadas ao setor cultural.

Fonte: Prefeitura de Machado