• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Sebrae e InterCement capacitam pequenos fornecedores de produtos e serviços sul mineiros

Programa Encadeamento Produtivo será apresentado em Ijaci, no Sul de Minas, e em Santana do Paraíso, no Vale do Aço

Foto: Sebrae Minas

O Sebrae Minas e a InterCement Brasil S.A., uma das maiores produtoras de cimento do mundo, abrem inscrição para o Programa de Encadeamento Produtivo. O convênio firmado entre as instituições prevê a capacitação de 30 micro e pequenas empresas fornecedoras de produtos e serviços de vários segmentos, localizadas no entorno das duas plantas da multinacional em Minas Gerais. A apresentação do programa acontece no dia 18 de junho, em Santana do Paraíso, no Vale do Aço, e no dia 20 de junho em Ijaci, no Sul de Minas.

Voltado para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e sua inserção na cadeia de valor de grandes companhias, o Programa Encadeamento Produtivo tem o objetivo de qualificar os pequenos negócios para terem uma gestão mais eficiente e para se tornarem mais preparados e competitivos. No caso da InterCement, a iniciativa será orientada paramelhorar a competitividade das empresas participantes e para apoiar o processo de transformação digital dos pequenos negócios com potencial para fornecer produtos e serviços para a empresa.

“Queremos promover a integração entre pequenas e grandes empresas dentro da cadeia de valor, criando oportunidades que aproximem essas organizações, diversificando mercados e reduzindo o grau de dependência mútua. Além disso, é crucial investir no desenvolvimento e no aumento das competências das micro e pequenas empresas, capacitando-as para atender melhor às demandas do mercado. Assim, esses empreendimentos poderão crescer com solidez, expandindo o mercado de atuação para além da InterCement”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Para se inscrever no programa, as empresas devem ser formalizadas, faturar até R$ 4,8 milhões por ano e estarem sediadas em cidades próximas às unidades da InterCement em Santana do Paraíso e Ijaci. Serão selecionadas fornecedoras que atuam, preferencialmente, nos seguintes segmentos: usinagem, serviços de construção civil, hidráulicos, administrativos, segurança, limpeza, transporte, logística, topografia, mecânica, análise de óleo, torqueamento de parafusos e emenda de correias transportadoras, além de locação de compressores, guindaste, caminhão pipa, manutenção de ar condicionado, elétrica, extintores, recondicionamento de motores, consultorias técnicas e produção de placas de sinalização.

O programa subsidiado pelo Sebrae Minas tem duração de 18 meses com início previsto ainda para junho deste ano, após a adesão das empresas interessadas em participar da iniciativa. As selecionadas vão passar por um diagnóstico que vai permitir avaliar o índice de competitividade dos negócios e acompanhar sua evolução. Ao longo do projeto são realizados cursos e consultorias em diversas áreas de gestão, além de orientação e apoio para as fornecedoras inovarem em produtos, serviços e processos, e acessarem novos mercados.

“A ideia é reduzir a dependência que as pequenas empresas geralmente têm de uma empresa de grande porte. Além disso, queremos melhorar a gestão de seus processos internos, e contribuir para o nivelamento dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado, principalmente, o de grandes compradores”, afirma Marcelo Silva.

Fornecedores indiretos

Além das 30 micros e pequenas empresas fornecedoras da InterCement, outros 20 microempreendedores individuais (MEI) atuantes nos municípios de Santana do Paraís e Ijaci, mas que não faz parte diretamente da cadeia de valor da InterCement, porém atuam em atividades do interesse e fomento da empresa -, passarão por um processo de remodelagem gratuita de seus negócios durante seis meses.

Além de oferecer capacitações em gestão, os empreendedores também receberão apoio do Sebrae Minas para participar de feiras e eventos do setor. O objetivo é gerar um impacto positivo no desenvolvimento econômico e social dos municípios do entorno das duas unidades de operação da InterCement, possibilitando a criação de empregos e o aumento da renda nesses territórios.

Histórico

Essa é a segunda vez que o Sebrae Minas firma parceria com a InterCement, por meio do Programa de Encadeamento Produtivo. Em 2015, o primeiro convênio foi celebrado com o objetivo de melhorar a performance dos fornecedores e atrair novas empresas qualificadas para integrar a cadeia produtiva da InterCement. A iniciativa se estendeu até 2018, beneficiando 60 empresas das três unidades da empresa em Minas Gerais: Ijaci, Pedro Leopoldo e Santana do Paraíso.

Posteriormente, as ações do projeto foram ampliadas para as demais unidades da InterCement no Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso do Sul, beneficiando mais de 233 pequenos negócios.

Fonte: Luciana Trindade / Sebrae Minas