• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Roda de conversa para discussão do fluxo de encaminhamentos de crianças e adolescentes na rede aconteceu na última sexta, em Poços de Caldas

Foram abordados o papel de cada serviço, as demandas e a importância do diálogo para fortalecer a rede de assistência a criança e ao adolescente.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas.

Na última sexta-feira (02), representantes do Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, psicólogos e assistentes sociais da Atenção Primária participaram de uma roda de conversa
para alinhamento do fluxo de encaminhamento de crianças e adolescentes no município.

Durante o momento, foram abordados o papel de cada serviço, as demandas e a importância do diálogo para fortalecer a rede de assistência a criança e ao adolescente.

A apoiadora da Atenção Básica, Heloísa de Moura Lessa Barroso mediou a roda de conversa e falou sobre a iniciativa da discussão. “A ideia surgiu após uma demanda apresentada pelos profissionais da atenção primária de alinhamento e construção de fluxos para o atendimento, trazendo no convite o tema; ‘É conversando que a gente se entende.”

O psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Giuliano D’Onofrio da Conceição falou sobre a importância do momento. “Esse foi um passo importante, entre outros que ainda devemos dar, para alinhar o atendimento, a garantia dos direitos da população e a qualidade dos serviços prestados. É no encontro que costuramos essa rede de apoio ao cidadão.”

Também foram tiradas algumas dúvidas a cerca do papel de cada um. Além da apresentação dos critérios para atendimento na psicologia e Serviço Social do NASF e foi realizada a discussão de dois casos fictícios e deram início a criação de um fluxo de atendimento.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas.