• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Programa + Indústria abre inscrições em Itajubá

Iniciativa do Sebrae Minas estimula a competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas do setor industrial com foco na melhoria dos resultados

Foto: Agência Sebrae

O ambiente de negócios traz desafios diários à rotina dos empreendedores, que devem buscar nos diferenciais competitivos o caminho para a obtenção de melhores resultados. Para auxiliar os pequenos negócios do setor industrial no Sul de Minas, o Sebrae Minas  desenvolve o Programa + Indústria em Itajubá. A iniciativa oferece consultorias individuais in loco e workshops, que ajudam a melhorar a gestão, criar estratégias inovadoras, solucionar gargalos em processos operacionais e comerciais, além de facilitar acesso a novos mercados. As inscrições para participar do programa podem ser feitas até 1ª de março neste link.  

Com duração de 12 meses e carga horária de 230 horas por empresa, o + Indústria tem o objetivo de tornar os pequenos negócios do setor mais competitivos e sustentáveis. Entre os resultados esperados estão: o aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos e serviços, ampliação da carteira de clientes, redução de cursos, além do aumento das vendas e da lucratividade. 

Em Itajubá, serão abertas 15 vagas para pequenas indústrias com sede no município e com faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões. O programa está previsto para começar no dia 15 de março, e tem o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI).

Inicialmente, as empresas selecionadas passarão por um diagnóstico para verificar o nível de maturidade gerencial dos negócios em finanças, marketing e vendas, processo produtivo e sustentabilidade. A capacitação também inclui workshops on-line e encontros presenciais que apresentam tendências, cenário do mercado, práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), ferramentas e soluções voltadas para a organização financeira, canais de vendas, marketing digital e produtividade. Além disso, as consultorias serão realizadas nas instalações da empresa participante de forma individual e personalizada, permitindo um atendimento mais direcionado às suas necessidades. 

Ao longo do programa, as empresas receberão consultorias mensais que vão acompanhar a evolução dos indicadores de cada empreendimento – produtividade, lucratividade, qualidade e sustentabilidade – ajudando os empresários a identificar gargalos nos processos operacionais e comerciais, e a criar uma estratégia mais eficiente para melhorar seus lucros.

Ao final da capacitação, os participantes se reunirão para avaliar os pontos de melhoria e percepções do grupo. Cada empreendimento recebe um mapeamento dos resultados e dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) construídos, além de uma estratégia e um plano de ação com iniciativas previstas a curto, médio e longo prazo.

Fonte: Luciana Trindade / Sebrae Minas