• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Programa Educação 5.0 será lançado pela Prefeitura de Lavras nesta 5º feira

Alunos da rede pública municipal terão aulas em um ambiente virtual de aprendizado de última geração instalado em três estúdios

Foto: Prefeitura de Lavras

Nesta quinta-feira (27.04), às 16 horas, na sede do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ceacad) – rua Antônio Virgilino, n° 198, Bairro Aquenta Sol, a Prefeitura de Lavras vai lançar o programa Educação 5.0. Trata-se de um dos programas do Centro de Inovação de Lavras, laboratório maker de última geração, ambiente criado para a formação de alunos do Fundamental da rede municipal de ensino. O objetivo é oferecer estrutura e conteúdo capazes de promover a economia criativa ao capacitar adolescentes e adultos.

No Educação 5.0 as ações vão desde a produção de conteúdo para redes digitais, passando pela criação de protótipos em 3D, produção de games e e-sports, até a produção de experiências com realidade virtual e aumentada, abrangendo assim maior tendência para o futuro da internet, que é o Metaverso.

O programa prevê 128 horas-aula, sendo 50% presenciais e outros 50% em ambiente virtual de aprendizado (AVA) de última geração, capaz de conduzir o aluno por uma jornada gamificada de aprendizado, utilizando para isso técnicas de jogos.

“Cultura Maker, Gamificação, Metaverso, Game Design, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Design Gráfico, Fotografia, Soft Skills, Gestão do Tempo, Metodologias Ágeis, Programação são algumas das disciplinas que serão ministradas. No primeiro semestre, os alunos são introduzidos aos temas e têm suas primeiras vivências práticas. No segundo semestre os alunos optam por um dos pilares para fazerem uma especialização dentro do que eles mais tiveram interesse”, adianta o professor Ronaldo Gazel, um dos idealizadores do Educação 5.0. Ele é o responsável pela criação da arquitetura principal do programa na qual estão inseridos os três pilares.

As aulas terão início na próxima semana.

Equipe

Ronaldo Gazel é professor, especialista em Gamificação, Metaverso e Tecnologias Emergentes. Há mais de 15 anos desenvolve jogos, aplicativos, ações gamificadas, experiências interativas e ambientes imersivos em realidade extendida para alguns dos maiores players do mercado como Cartoon Network, Fiat, ArcelorMittal, Hyundai, Ford, Localiza, Tim, Burger King, dentre outros. Como palestrante está presente em alguns dos mais relevantes eventos sobre tecnologia e comportamento do país, tais como Festival Path, TEDx Mauá, RedBull Basecamp, ID360, Conecta ASSERJ, Comitê ABERJE de Comunicação Digital, dentre outros.

Eduardo Marques, coordenador da Plataforma Gameficada de Aprendizado, possui graduação em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica (PUC-MG), é especialista em Psicopedagoga e mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local pelo Centro Educacional UNA.

Atuam como tutores André Luiz Silva, Andrade, Thalita Kely Pereira, Pedro Henrique de Souza Costa e Camila Vitória Silva Lopes. André Luiz é licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Educação; Thalita é técnica em Mecatrônica, engenheira eletricista e mestranda em Engenharia de Sistemas e Automação; Camila e Pedro são graduandos em Engenharia de Controle e Automação.

Fonte: Prefeitura de Lavras