• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura promove premiação do 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas

Evento reuniu autoridades, representantes das empresas apoiadoras do concurso, dos compradores dos lotes premiados e também dos produtores de cafés especiais.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Para fechar com chave de ouro a realização da 16ª edição do concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promoveu, no último domingo, um almoço de confraternização para a entrega da premiação aos vencedores.

O evento aconteceu nas dependências da E. M. Professora Carmélia de Castro, no bairro rural Souza Lima e contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo e os secretários Franco Martins e José Benedito Damião, o gerente regional da Emater, Marcelo Bomfim, além de representantes das empresas apoiadoras do concurso, dos compradores dos lotes premiados e também dos produtores de cafés especiais.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas tem por objetivos fomentar a produção de cafés especiais no município, melhorar a qualidade de vida dos produtores e aumentar a visibilidade dos cafés de qualidade.

Nesta décima sexta edição houve recorde de participações, com 113 inscritos, demonstrando a força e a união dos cafeicultores e cafeicultoras de Poços de Caldas. O leilão dos cafés premiados também foi destaque, registrando lances superiores às edições anteriores, chegando a R$ 4.200,00 por saca. Dentre os compradores estão Bourbon Specialty Coffees, Grupo 3corações e Lyla Café.

“A cada edição verificamos uma evolução dos nossos produtos. Este ano ainda agregamos algumas inovações, como o concurso gastronômico e esta confraternização, que é um momento de troca de experiências entre os produtores e também de reconhecimento por todo o trabalho já realizado em prol da cafeicultura do município e ainda incentivar os jovens que atuam no setor agropecuário. Estamos muito satisfeitos em poder promover esta integração, por meio da Sedet”, ressalta o secretário Franco Martins.

O evento realizado no último domingo contou como parceiros o Instituto Federal do Sul de Minas – campus Machado, a Emater-MG e o Sebrae Minas, com o apoio de Coopama, Bourbon Specialty Coffees, Café Poços, Sicredi, Cafés da Região Vulcânica, Yoorin, Stamp Sua Ideia, Assodantas, Gamers Coffee e Cristais São Marcos, que forneceu os troféus aos ganhadores.

Confira os resultados:

Categoria Cafés Orgânicos

3º lugar- Waldir Rodrigues (82,38 pontos)

2º lugar – Antonio Zaneti  (82,38 pontos)

1º lugar- Marcionilo Antonio (82,75 pontos)

Categoria Café Cereja descascado, despolpado e desmucilado

3º lugar- Icatu Agropecuária (83,75 pontos)

2ºlugar- Caio Eduardo Junqueira (84,25 pontos)

1º lugar -Eliandro Zanetti (85,44 pontos)

Categoria Café Natural

3º lugar lugar- Edivana Zaneti Dias (85,94 pontos)

2º lugar- Weber Marcos Dias (86,31 pontos)

1º lugar- Wallison Zaneti Dias (87 pontos)

Homenagens

A organização do 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas promoveu duas homenagens especiais durante a confraternização. Foi homenageado como Jovem Produtor do Ano, Lucas do Carmo Leandro, criador da Lyla Café, em 2018, em homenagem a seu avô, Darcy Antônio do Carmo. Sua paixão na produção de cafés especiais, seguindo os passos do avô, tem influenciado positivamente todos que convivem com ele, sendo motivo de muito orgulho para sua família.

A categoria Jovem Produtor do Ano foi instituída nesta 16ª edição, como forma de incentivo aos novos produtores. “A Sedet sempre prestou homenagem aos produtores que dedicaram sua vida ao mundo do agro, seja no café ou outras atividades. Este ano, resolvemos inovar, criando uma nova categoria para reconhecer e incentivar o jovem produtor, aquele que busca inovar, acrescentando novos atributos àquele produto que já está na família há muitos anos”, informa o coordenador de Fomento Agropecuário, Cláudio Torres.

O segundo homenageado foi Marco Antônio Lobo Sanches. Nascido em Espírito Santo do Pinhal, filho de agricultores, se formou em Agronomia, identificando-se com o cultivo do café. Com perfil colaborativo e ainda incentivando funcionários e outros produtores, investiu no cooperativismo ao unir pessoas com os mesmos ideais, e assim foi criada a Associação dos Cafés Vulcânicos. Além de gerenciar propriedades, ele também ocupa, atualmente, os cargos de presidente da Associação dos Cafés Vulcânicos, de vice-presidente da Café Poços e de presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Poços de Caldas.

O 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas é uma realização da Prefeitura de Poços de Caldas, do IF Sul de Minas, da Emater e do Sebrae.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas