• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura de Guaxupé intensifica fumacê na próxima semana

Na guerra contra a Dengue, Governo Municipal fará uso mais intenso do “fumacê’, que já vem sendo utilizado há algumas semanas na cidade.

Foto: Prefeitura de Guaxupé

Fumacê é uma estratégia utilizada durante períodos de altos números de casos confirmados de dengue em um município, para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o causador da Dengue e também Zika e Chikungunya.

Essa técnica consiste em utilizar bombas costais que emitem uma “nuvem de fumaça’’ formada por um inseticida que elimina a maior parte dos mosquitos adultos, e embora não seja a forma mais segura de eliminar mosquitos, é bastante rápida, fácil e eficaz. Em Guaxupé, com a alta no número de casos da doença a Vigilância em Saúde vem realizando um trabalho de acompanhamento e desenvolvimento de ações visando o combate ao mosquito, que agora irá intensificar o uso do fumacê. Nos próximos dias este serviço estará sendo executado de acordo com o cronograma abaixo e precisa do apoio da população no sentido de manter janelas e portas de casas e comércios abertos para que a ação seja eficaz.

Confira o cronograma:

Cronograma de Aplicação de UBV Costal Motorizado

04/03/2024Jardim Orminda, Morada do Sol, Parque do Lago
05/03/2024Catetos, Jardim 3 Rosas
06/03/2024Vila Magalhães, Vila Izabel, Jardim Aviação
07/03/2024Nossa Senhora das Dores, São Domingos, Nova Floresta
08/03/2024Vila Progresso, Jardim Bela Vista
11/03/2024Vila Rica,  Centro
12/03/2024Jardim Alvorada, Parque Industrial

A Secretaria Municipal de Saúde explica que o fumacê é utilizado apenas em casos específicos. “ A aplicação do UBV costal motorizado em quarteirões estratégicos com maior incidência de casos positivos de Dengue se dá de acordo com  as normas técnicas que nos são enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde. O fumacê não é a melhor arma que temos contra o mosquito, mas é mais uma nesta batalha que estamos enfrentando aqui em Guaxupé e em todo o país”, explicou Ana Raquel Lenci, Diretora Da Vigilância em Saúde.

Vale ressaltar que o cronograma pode sofrer alterações devido a chuvas ou eventos climáticos. “Não deixe o mosquito se reproduzir. Esta luta é nossa. Estamos fazendo todo o possível para que nossa população não sofra com esta doença, mas precisamos do apoio de todos. Fique de olho, não deixe nada que possa acumular água, verifique as caixas d’água e calhas, ralos e pratos de plantas. Esta doença é muito séria, pode matar. Vamos nos unir contra ela!” Finalizou o Prefeito Dr Heber Quintella.

Fonte: Prefeitura de Guaxupé