• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Praça de pedágio em Monte Sião retornará ao local original, na MG-459

Local da cobrança voltará ao ponto original estabelecido em contrato com a EPR

Foto: EPR Sul de Minas

A praça de pedágio 8, localizada na MG-459, no trecho entre Ouro Fino e Monte Sião, não será mais construída próximo a entrada do bairro dos Peitudos, pertencente a primeira cidade. O local de cobrança retornará para o ponto original do contrato, no Km 12,7, na divisa entre os municípios. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, em conjunto pelo deputado estadual Dr. Maurício (Novo) e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), Pedro Bruno.

A mudança da localização ocorreu após grande mobilização local, liderada pelo deputado Dr. Maurício e o advogado Toninho Miguel. Caso fosse consolidada a construção da praça próximo a entrada dos bairros dos Peitudos, a população de diversos bairros no entorno seriam penalizados no trajeto entre as localidades e o município de Ouro Fino.

“Fomos alertados pela própria população, pois a mudança da praça foi feita de forma sem a devida divulgação. Realizamos uma série de reuniões com o Governo de Minas e a EPR. Levamos técnicos e uma comitiva da Seinfra ao local. Mostramos as alternativas. Fico agradecido que conseguimos sensibilizar para o retorno ao ponto original, na divisa entre Monte Sião e Ouro Fino”, explicou o Dr. Maurício.

Free Flow

Outra novidade é o modelo de pedágio. Em caráter pioneiro em Minas, o sistema de cobrança será feito de forma conhecido como Free Flow, ou seja, sem as cabines físicas para o pagamento.

Segundo a Seinfra, o Free Flow representa uma nova era na cobrança de pedágios, substituindo as tradicionais barreiras físicas e cancelas por tecnologia avançada. Com a instalação de câmeras e sensores ao longo da rodovia, o sistema proporciona uma passagem contínua e eficiente dos veículos, melhorando significativamente o fluxo de tráfego e reduzindo os impactos ambientais.

As obras para a implementação do pedágio começaram em fevereiro e estão previstas para serem concluídas até a primeira quinzena de março. Estima-se que o sistema entre em operação em abril deste ano.

Para facilitar o pagamento do pedágio, os motoristas são incentivados a adquirir etiquetas eletrônicas (tags), disponíveis através de empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy. Além disso, a EPR Sul de Minas e o Governo de Minas estão lançando uma campanha educativa para informar a população sobre o funcionamento do sistema Free Flow, seus benefícios e opções de pagamento.

Fonte: Assessoria de imprensa – Gabinete do deputado Dr. Maurício