• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Pouso Alegre realiza a maior conferência municipal de cultura da sua história

A delegação pouso-alegrense desembarca nesta segunda-feira (20) na capital mineira para participar da Conferência Estadual de Cultura, no Palácio das Artes.

Foto: Prefeitura de Pouso Alegre

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Pouso Alegre, realizada entre setembro e outubro deste ano, foi um marco na história do município e do estado. Foi a maior participação em conferência na região, permitindo a eleição de sete delegados que irão representar a cidade na etapa estadual, nos dias 20, 21 e 22 de novembro. 

Com apoio integral da Prefeitura Municipal com transporte, hospedagem e alimentação, a delegação pouso-alegrense desembarca nesta segunda-feira (20) na capital mineira para participar da Conferência Estadual de Cultura, no Palácio das Artes. O evento definirá entre os mineiros quais serão os delegados estaduais que estarão na Conferência Nacional, agendada para 2024 em Brasília-DF. A delegação de Pouso Alegre conta com 7 delegados, todos aptos a representarem o estado, caso sejam eleitos para a etapa nacional.

Confira os nomes dos delegados e delegadas eleitos durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura:

Representantes da Sociedade Civil
Titulares: Flavia Pereira da Silva, Laura Conti, Mariana Sayad de Sousa Bustamante, Guilherme Viaro Leme de Almeida e Magda Amélia Souza dos Santos. 1º Suplente: Carlos Eduardo da Silva; 2º Suplente: Débora da Fonseca Souza; 3º Suplente: Jefferson Tadeu Vilela Dias; 4º Suplente: Nathalia Kalil; e 5º Suplente: Carolina Pereira de Lima.

Representantes do Poder Público: Marcelo Rodrigues do Nascimento e Renan Moreira Gouvêa. 

Outro destaque do evento municipal foram as propostas aprovadas que visam melhorias e implementações no setor garantidas no Sistema Municipal de Cultura, como reformas estruturais no órgão gestor de Cultura, no conselho de políticas culturais e patrimoniais, e nos programas e ações da pasta.

As propostas foram apreciadas em seis eixos: 1- Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2- Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; 3- Identidade, Patrimônio e Memória; 4- Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e 6- Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Após a etapa estadual, um relatório final será apresentado à população contendo desde as propostas já aprovadas no município até as deliberações com participação da delegação pouso-alegrense na etapa mineira.

A 4ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada pela Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Cultura, em parceria com a Comissão Organizadora Executiva e o Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimoniais.

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre