• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Poços de Caldas e Andradas celebram Dia Mundial da Saúde Mental

O tema escolhido deste ano foi “A saúde mental é um direito humano universal.”

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado anualmente no dia 10 de outubro, os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Poços de Caldas e Andradas realizaram, na manhã de hoje, um evento conjunto voltado aos pacientes acompanhados ativamente pelo serviço. O tema escolhido deste ano foi “A saúde mental é um direito humano universal.”

Os usuários passaram uma manhã no Poliesportivo de Andradas com várias atividades que possibilitaram a interação entre os territórios, discussão sobre o cuidado em saúde mental, e promoção de práticas que melhoram a qualidade de vida, como atividades físicas e o lazer.

O evento deste ano representa um compromisso global para aumentar a conscientização sobre a saúde mental e defendê-la como um direito humano universal. Todos devem ter o direito de viver uma vida com dignidade, equidade, igualdade e respeito.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde não é simplesmente a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Estima-se que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, e a depressão afeta 5,8% da população.

“A participação dos usuários da saúde mental em momentos de fortalecimento do seu protagonismo é essencial para o tratamento deles. E presenciar o grande interesse e adesão nas atividades é muito gratificante. É onde devem estar, onde querem, onde as portas estão abertas. Isso nos deixa felizes, porque esse modelo humanizado é como trabalhamos”, destacou a coordenadora dos CAPS de Poços de Caldas, Paula Christiane Vitor.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas