• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Poços de Caldas amplia a testagem e conscientização em campanha contra hiv e sífilis

A Campanha “Fique Sabendo”, é uma oportunidade de ampliar o debate sobre a doença, bem como seus impactos tanto na vida do portador como da sociedade.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

O Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, disponibiliza à população, no dia 19 de abril, de 07 às 17 horas, testes e orientações sobre as IST’S.A ação visa promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, viabilizando tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A Campanha “Fique Sabendo”, é uma oportunidade de ampliar o debate sobre a doença, bem como seus impactos tanto na vida do portador como da sociedade. Reiteramos para a população o quanto é importante a realização de testes de HIV e Sífilis, doenças silenciosas e que acometem muitas pessoas sem que elas saibam. A partir do diagnóstico, evitamos novas transmissões”, ressalta a Coordenadora do Programa, Sirley Oliveira.

Cenário

Em Poços de Caldas, nos meses de fevereiro e março de 2024 foram realizados 415 testes rápidos de HIV e 324 testes rápidos de sífilis. Vale lembrar que os tratamentos para as IST’s (HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, HPV, gonorreia, infecção por clamídia, doença inflamatória pélvica) estão disponíveis de forma gratuita na rede pública. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar atendimento na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da residência, todas unidades realizam os testes rápidos, cujos resultados ficam prontos em 30 minutos.

Nos últimos anos houve um aumento de novos casos de sífilis, especialmente entre pessoas jovens e sexualmente ativas. De 2018 a 2023, foram notificados 559 casos novos de sífilis adquirida. Em relação à infecção pelo HIV, de 2018 a 2023, foram registrados 279 casos novos notificados. No momento, 565 casos de HIV estão em tratamento. O índice é considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, dentro dos 6% em relação ao índice populacional.

“Os dados apontam para a importância da ampliação de estratégias para o acesso facilitado à testagem, diagnóstico, prevenção e assistência ao HIV, sífilis e outras IST’s. A luta contra a AIDS é um compromisso conjunto, é um pacto contra o preconceito e a discriminação, pelo acesso e direitos universais à prevenção e à assistência”, acrescenta Sirley.

No caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado ao CTA/SAE, onde será acompanhado por equipe multidisciplinar. O tratamento dos pacientes com HIV/AIDS consiste na ingestão de medicamentos antirretrovirais, distribuidos gratuitamente, que impedem a multiplicação do vírus no organismo e ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. O uso regular é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas