• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Plataforma digital da FJP reúne indicadores socioeconômicos dos 853 municípios de Minas

Análise temática de indicadores pode ser acessada gratuitamente na plataforma do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS)

Foto: Imprensa MG

A Fundação João Pinheiro (FJP) disponibilizou a atualização bianual do Perfil Municipal que apresenta análise por área temática na plataforma do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), que reúne diversos indicadores socioeconômicos dos municípios mineiros. Esse Perfil permite que o usuário acesse, ainda, gráficos que mostram a evolução de indicadores nas áreas de Educação, Saúde, Saneamento e Meio Ambiente, Vulnerabilidade e Segurança Pública entre 2014 e 2020 e a posição do município em relação aos demais do estado.

No Perfil Municipal é apresentado uma breve introdução com informações gerais sobre cada município, como data de criação, número de habitantes, área territorial, PIB e PIB per capita, entre outras. Na sequência, os indicadores que compõem o IMRS 2020 são apresentados por área temática, permitindo uma análise da situação do município. Completando o pacote, outros 700 indicadores também estão disponíveis na plataforma para consulta e download, com dados de 2000 a 2021, o que possibilita a comparação ao longo do tempo.

Índice

Criado em 2004 pela Lei Estadual nº 15.011, o Índice Mineiro de Responsabilidade Social é calculado a cada dois anos pela Fundação João Pinheiro a partir de indicadores construídos por meio de registros administrativos. O IMRS fornece aos gestores públicos e à sociedade subsídios para a elaboração e a avaliação das políticas públicas e para a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos nas dimensões Educação, Saúde, Renda e Emprego, Finanças Públicas, Gestão Pública, Cultura, Esporte e Lazer, Segurança Pública, Assistência Social, Saneamento Básico e Habitação, Meio Ambiente e Demografia.

Composição

Os 700 indicadores sociais disponíveis na plataforma são atualizados anualmente e, a cada biênio, alguns deles são escolhidos para compor o índice IMRS. Para melhor retratar a responsabilidade social, os indicadores utilizados na composição do índice a cada atualização são diferentes, por isso, no caso do índice IMRS, não há possibilidade de comparação intertemporal. Em sua versão mais recente, o índice (IMRS 2020) foi gerado a partir de 32 indicadores selecionados dessa base de dados.

Acesso fácil

Além de agregar, em um mesmo ambiente virtual, dados que anteriormente eram armazenados de forma dispersa e em formatos distintos por diferentes órgãos governamentais, a plataforma do IMRS é intuitiva e foi construída para simplificar a experiência do usuário. Com acesso facilitado a dados, gráficos e mapas, o usuário pode, por exemplo, coletar informações sobre demografia, educação e saúde em uma única plataforma, sem a necessidade de consultar variadas fontes e sem precisar compatibilizar todas as bases para conseguir trabalhar. Por seu formato amigável, a plataforma do IMRS pode ser utilizada por qualquer pessoa que deseje aprofundar seus conhecimentos sobre determinado município.

Fonte: Agência Minas