• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Poços de Caldas realiza seminário

Foi apresentado ainda a aproximação com empresas e orgãos de segurança pública e da justiça.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Os efeitos das mudanças climáticas já podem ser sentidos em todo mundo, como, por exemplo, o aumento da temperatura global e uma intensa variabilidade climática, com extremos como períodos de seca mais prolongados, chuvas torrenciais, tempestades e enchentes devastadoras. Tudo isso coloca em risco a segurança de todos, exigindo ações de governos e da sociedade. Como toda atividade econômica, o setor agropecuário também gera impacto ambiental, mas, ao mesmo tempo, pode se tornar parte da solução, através da adoção de técnicas que trazem benefícios ambientais.

Por isso foi organizado o 1° Seminário do Meio Ambiente” com o tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente em parceria com o IF Sul de Minas, Universidade Federal de Alfenas, Autarquia Municipal e com apoio do SEST/SENAT E SENAC.

O evento realizado no Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços De Caldas tem como foco no protagonismo frente à crise ambiental, com debates científicos sobre ações desenvolvidas em diversas escalas e envolvendo os diferentes setores da sociedade para troca de experiências e incentivo à transformação.

A abertura contou com a presença do vice-prefeito, Julio César de Freitas; representando o Legislativo, o vereador, Welington Guimarães; secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Ferreira de Moraes e o diretor do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Rafael Neves.

Ainda na abertura a secretaria de Meio Ambiente, agradeceu a parceria com o INSS através do chefe de Gestão Documental, Carlos Alberto Pateli, e o delegado da Receita Federal, Vitor de Castro Braga que disponibilizaram equipamentos para modernização da secretaria de Meio Ambiente.

O diretor do Departamento de Meio ambiente, Joelmar de Andrade, especificou todas as ações realizadas desde a criação da secretara de Meio Ambiente em outubro, com reuniões com cooperativas e associações como a Coopergore, Coopersul, Associação Poços Sustável, Ação Reciclar e outras associações buscando parcerias e apoio em suas atividades em prol do Meio Ambiente em Poços. Estudos ambientais, avaliação de impactos em projetos de desenvolvimento do município. Projeto de Fauna que visa o cuidado e manejo da fauna silvestre de Poços de Caldas. Programa de Resgate Ambiental que visa assumir o controle de Zoonoses, o recebimento e atendimento de denúncias de maus tratos de animais com efetiva fiscalização.

Foi apresentado ainda a aproximação com empresas e orgãos de segurança pública e da justiça. Adesão ao programa de municipalização do licenciamento ambiental e capacitação e treinamento dos servidores em cursos e treinamentos para atualização dos servidores em novas atividades.

Para o secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinicius Ferreira de Moraes , um evento que abrange todas as questões ambientais formulando e implementando políticas de preservação e proteção do meio ambiente do município.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas