• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Mais de 250 pessoas no Dia de Campo em Santo Antônio do Amparo

Os participantes puderam visitar diversas estações sobre o tema “Práticas Inteligentes na Cafeicultura”

Foto: Sistema Faemg Senar

Nesta semana, a Fundação Hanns R. Neumann do Brasil promoveu o Dia de Campo em Santo Antônio do Amparo, com o apoio do Sistema Faemg Senar e em parceria com o Sindicato Rural local. O evento, que teve como tema “Práticas Inteligentes na Cafeicultura”, atraiu mais de 250 participantes, incluindo produtores, técnicos e profissionais do setor.

Os participantes puderam visitar diversas estações sobre o tema. A Estação 1 abordou as cultivares de café arábica para o Campo das Vertentes, enquanto a Estação 2 focou no preparo de cafés especiais para concursos de qualidade. Na Estação 3, os participantes aprenderam sobre o manejo de plantas de cobertura, e a Estação 4 apresentou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial ATeG Café + Forte, oferecido pelo Sistema Faemg Senar. A Estação 5 foi dedicada às respostas e soluções da Agrivalle, e a Estação 6 destacou o trabalho da Sancoffee com práticas sustentáveis e sua importância para a comercialização de cafés.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, conduziu a estação do ATeG e apresentou práticas gerenciais para otimizar o resultado das propriedades rurais, melhorar a eficiência operacional e aumentar a rentabilidade.

“Trouxemos o tema da profissionalização na cafeicultura. Comentamos a importância da gestão na atividade, os desafios que a cafeicultura nos traz nos dias de hoje e como o ATeG pode contribuir para ajudar o produtor reduzir seus custos, aumentar sua eficiência produtiva e otimizar a performance de sua atividade”, reforçou.

A diretora de operações e parcerias da Fundação Hanns R. Neumann do Brasil, Francyelly Lasmar Balduino, ressaltou a importância do Dia de Campo para que produtores e todos os envolvidos possam conhecer diferentes realidades, entender processos benéficos e ampliar a capacidade de desenvolvimento e adaptação às mudanças contínuas no setor. “O evento é essencial, não apenas pela disseminação de conhecimento entre produtores e suas famílias, mas também por fomentar a troca de experiências entre produtores de diversas regiões, com diferentes métodos de plantio e manejo. Além disso, ele fortalece as parcerias com empresas, institutos de pesquisa e outros apoiadores,” explicou.

Sindicato Rural reforça compromisso com a capacitação

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo, Heloízio Domingos Carvalho, destacou o compromisso do Sindicato em apoiar eventos como o Dia de Campo. “O conhecimento é a chave do sucesso. Eventos como este, que oferecem aos produtores a oportunidade de expandir seu conhecimento e acessar novas tecnologias, são fundamentais para o aprimoramento dos seus negócios,” explicou Heloízio.

Produtores satisfeitos

O produtor Antônio Sérgio Silva, atendido pelo ATeG Café + Forte oferecido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato Rural de Santo Antônio do Amparo, destacou a importância do evento para a aplicação de novas técnicas em sua propriedade. “Durante as estações, pudemos conhecer melhor as variedades de cafés desenvolvidas. Quanto mais participamos de dias de campo, mais aprendemos, pois cada encontro traz uma experiência diferente. Levo para minha propriedade conhecimentos sobre doenças, variedades resistentes à ferrugem e variedades produtivas, o que contribui significativamente para minha produção”, finalizou.

Fonte: Sistema Faemg Senar