• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Machado comemora dois anos do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Os membros do CMPCD apresentaram as ações realizadas pelo Conselho nos últimos dois anos.

Foto: Prefeitura de Machado

A Prefeitura de Machado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, comemorou, na noite de ontem (28), os dois anos de funcionamento do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD).

O evento foi realizado no Anfiteatro do Paço Municipal e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo a secretária de Desenvolvimento e Promoção Social, Ivanize Tavares; a secretária da Educação, Márcia de Paula; a orientadora social Ana Carolina Teixeira; o diretor do Sine, Luis Gustavo Alves Campos; o diretor do programa Bolsa Família, Guilherme Santo Silva; a presidenta do CMPCD, Mirelly, a vice-presidenta Nilvani Helena; o membro Nilton Junior; Bruna Carvalho Moura Avelar, representando a OAB; Pollyani Signotetti Gambi Naneti, representando o APSE e NIFE; Nelma Soares Ribeiro, representando a APAE; José Hernani Conti Neves, representando a Amaca e os Conselhos CMDCA e CMAS e Gabrielle Luz representou a Fessul no evento.

A abertura foi realizada pela secretária de Desenvolvimento e Promoção Social, Ivanize Tavares. Em seu discurso, ela destacou a importância do CMPCD para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

“O CMPCD é essencial para promover o debate e a fiscalização, para garantia do acesso das pessoas com deficiência a seus direitos sociais, de educação, de convivência familiar, de lazer, de saúde e de participação política”, afirmou.

Durante o evento, os membros do CMPCD apresentaram as ações realizadas pelo Conselho nos últimos dois anos. Entre elas, estão a visita ao Conselho da Pessoa com Deficiência de Varginha, a aprovação do Fluxograma de atendimento, o Projeto Futsal Down, o projeto Piquenique Down, o projeto Machado TEAMO e a alteração nos critérios ao acesso ao Programa de Moradia Minha Casa Minha Vida.

Também houve a participação do membro do CMPCD, Juninho, que contou um pouco sobre sua trajetória de vida e sua participação no Conselho.

Ao final do evento, foi anunciado que a próxima atividade a ser realizada pelo CMPCD será um mapeamento municipal das pessoas com deficiência. O Conselho se valerá dos cadastros da Secretaria de Educação, das escolas municipais e dos cadastros da Secretaria de Saúde.

A Secretaria dos Conselhos, localizada no mesmo prédio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, também estará realizando os cadastros. Os interessados podem procurar a Secretaria para preencher o formulário.

O mapeamento servirá para orientar no desenvolvimento das políticas públicas a serem realizadas.

Fonte: Prefeitura de Machado