• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Laboratório Municipal realiza orientações e mutirão de coleta de sangue para exame de PSA, em Três Corações

Desde o início da campanha, já foram realizados cerca de 80 exames de PSA, que é realizado através de amostra de sangue e utilizado para o rastreamento do rastreamento do câncer de próstata.

Foto: Prefeitura de Três Corações

Na manhã desta terça-feira, 07/11, a equipe do Laboratório Municipal recebeu um público expressivo para a realização de coleta de sangue para exames de PSA e também palestras sobre prevenção e cuidado com relação ao Câncer de Próstata. A ação é uma mobilização em prol do Novembro Azul, mês de conscientização e da luta contra a doença que é o tipo mais frequente em homens no Brasil.

Na oportunidade, o médico urologista Dr. Luciano Casali conversou com o público sobre hábitos saudáveis, fatores de risco atrelados à doença e a importância de se prevenir e procurar ajuda médica ao menor sinal de sintomas. Na sequência, os acadêmicos de psicologia da Unincor, Tenório Rocha e Vinicius Amorim, ressaltaram que os cuidados com a saúde mental e uma rede de apoio, com participação da família e dos profissionais da saúde, são fundamentais, principalmente em casos de diagnóstico positivo e em pessoas que passam pelo tratamento da doença.

Desde o início da campanha, já foram realizados cerca de 80 exames de PSA, que é realizado através de amostra de sangue e utilizado para o rastreamento do rastreamento do câncer de próstata. O público-alvo das ações são principalmente homens com idade acima de 45 anos; que tenham histórico de câncer de próstata; ou que tenham, ou tiveram, parentes de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata.

O preconceito ainda é um grande inimigo da prevenção da doença. Durante todo o mês as equipes nas unidades de saúde intensificam as orientações sobre a importância da realização dos exames preventivos pois, quanto antes for identificado e tratado, maiores as chances de cura. Procure a unidade de saúde do seu bairro e previna-se!

Fonte: Prefeitura de Três Corações