• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Itajubá intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

Foto: Prefeitura de Itajubá

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas em janeiro, o número de focos do Aedes Aegypti aumenta, não só em Itajubá, mas em todo o Estado. Por isso a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância de medidas preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

A Secretaria Municipal de Saúde desempenha papel importante no combate ao mosquito transmissor, por meio da atuação da Unidade de Vigilância de Zoonoses. Agentes de endemias realizam visitas domiciliares, fornecendo orientações e identificando possíveis focos de dengue. É fundamental que a população permita a entrada desses profissionais em suas residências, contribuindo ativamente para o controle do mosquito.

Ao avistar o carro com a bomba de dedetização, a orientação é manter as janelas abertas. Apesar do costume de fechar as portas, manter as janelas abertas auxilia na eficácia do produto, alcançando o Aedes aegypti que pode estar dentro dos imóveis. A conscientização sobre a importância desse gesto é fundamental, uma vez que 95% dos focos estão localizados dentro das casas.

“No que diz respeito aos casos positivos de dengue, Itajubá não está enfrentando um surto da doença, mas observa-se um aumento no número de casos em comparação com o mesmo período do ano passado. Até o momento, foram registradas 20 notificações, das quais 10 resultaram em diagnósticos positivos”, alerta o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Dr. Nilo Baracho.

A conscientização e a participação ativa da comunidade são fundamentais para manter Itajubá entre as cidades com menores índices de infestação pelo Aedes aegypti na região. Em caso de dúvidas ou para relatar possíveis focos do mosquito, a população pode utilizar o “Alô, Prefeitura”, disponível no aplicativo Itajubá Digital, por telefone/Whatsapp (35) 9 9892-8863, pelo site itajubadigital.com.br, ou presencialmente na Prefeitura.

Tecnologia – Além das ações presenciais, a Prefeitura de Itajubá tem usado a tecnologia como aliada no combate à Dengue com a implementação de um aplicativo inovador. O aplicativo “KOMBAT”  permite a vistoria em tempo real dos imóveis, possibilitando a identificação precisa dos focos de proliferação do Aedes Aegypti em toda a cidade, além do controle contínuo dos dados nas residências, que podem ser consultados a todo momento pelos profissionais de saúde. 

Esse mapeamento em tempo real auxilia na concentração de esforços nas áreas de maior risco, otimizando o trabalho dos agentes de combate à Dengue.

Veja outros cuidados essenciais:

Tampe os tonéis de água; Mantenha as calhas limpas, retirando folhas e sujeiras que possam gerar acúmulo de água; Faça a limpeza periódica da caixa d’água; Guarde pneus de forma coberta; Encha semanalmente os pratos de vaso de planta com areia; Mantenha as lixeiras bem tampadas; Posicione garrafas com a boca para baixo; Instale telas nos ralos e mantenha-os limpos; Utilize lonas esticadas em itens de materiais de construção e em piscinas.

Fonte: Prefeitura de Itajubá