• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Inserção da apicultura em usina fotovoltaica gera renda e sustentabilidade em São Gonçalo do Sapucaí

Projeto realizado em São Gonçalo do Sapucaí auxilia na preservação das abelhas e na maior polinização da agricultura local

Foto: Reprodução

A AXS Energia, em parceria com a Integrapis, concluiu com sucesso o projeto “Abelhas: um ambiente amigável” na Unidade Fotovoltaica (UFV) Paulo Valias, em São Gonçalo do Sapucaí (MG). Este projeto inovador visa não apenas à geração de renda para apicultores locais, mas também à preservação das abelhas e à promoção da polinização na agricultura local.

As abelhas desempenham um papel crucial na polinização da flora, impactando diretamente cerca de 70% das culturas agrícolas, conforme destacado por um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O projeto não apenas assegura oportunidades de emprego para os apicultores envolvidos, mas também os capacita para se tornarem referências na comunidade. A equipe, selecionada com base em critérios técnicos, recebeu treinamento sobre o manejo adequado das abelhas, contribuindo para a preservação das espécies.

Os apicultores estão à frente da produção de mel nas 50 colmeias dispostas na UFV, prevendo uma produção mensal de 50 quilos, a primeira colheita foi realizada em outubro do ano passado. Além disso, desempenham um papel vital na preservação das abelhas na região da usina, favorecendo a fertilidade do solo e a garantindo uma produtividade no espaço que vai além dos painéis solares na captação de energia.

Alysson Paolinelli, diretor de operação da AXS Energia, destaca o compromisso da empresa com a promoção da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. “Queremos que nossas usinas sejam amigáveis à polinização, replicando os habitats das abelhas por meio da introdução de espécies nativas e flores silvestres. Isso impactará positivamente na produção agrícola e florestal, além de destacar a importância do desenvolvimento sustentável e da energia fotovoltaica.”

Dados da Confederação Brasileira de Apicultura indicam que as abelhas são responsáveis por 80% da polinização dos vegetais, promovendo até 30% de aumento na produtividade agrícola. O compromisso da AXS Energia com a sustentabilidade se estende à utilização de painéis solares com menor brilho para reduzir a poluição luminosa, revestimento antirreflexo para evitar colisões e promover uma economia circular.

O sucesso do projeto na UFV Paulo Valias levou a AXS Energia a planejar sua expansão para mais duas usinas em Minas Gerais, nas cidades de Três Pontas e Três Corações. Todas as ações são realizadas em colaboração com a equipe da Integrapis, garantindo a harmonia entre a produção de energia fotovoltaica e a preservação das abelhas.

Sobre a AXS Energia

Integrante do Grupo Roca, que acumula mais de 40 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, opera nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Goiás, ofertando plano de assinatura de energia solar para pequenos comércios e residências, um modelo de negócio que possibilita que todos possam contribuir com um mundo mais sustentável por meio do uso de energias renováveis.

A energia produzida nas usinas fotovoltaicas é transformada em créditos junto aos distribuidores locais de energia elétrica, que por sua vez são revertidos em descontos tarifários aos usuários do serviço, sem que estes necessitem investir em seus próprios equipamentos ou arcar com taxas de adesão. 

Fonte: V3 Comunicação