• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Inauguração do Centro de Hidrogênio Verde coloca Itajubá na vanguarda do desenvolvimento energético mundial

Com investimentos de mais de R$ 30 milhões da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, a instalação do CH2V é a maior dentro de uma universidade na América Latina.

Foto: Prefeitura de Itajubá

Considerado uma das mais importantes conquistas de toda a história da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) foi inaugurado nesta quinta-feira, 28 de setembro, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; do Deputado Federal, Rafael Simões; do Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; do Vice-Prefeito, Dr. Nilo Baracho; do Reitor da Unifei, Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni; e do Presidente da Câmara, Vereador Marcelo Krauss.

Com investimentos de mais de R$ 30 milhões da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, a instalação do CH2V é a maior dentro de uma universidade na América Latina. Instalado em um prédio com área aproximada de 800 m2, o CH2V vai agregar várias frentes de pesquisas que incluem a análise do uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na busca por alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana.

Seus laboratórios serão utilizados por instituições e empresas interessadas em desenvolver pesquisas e aplicações consumindo o hidrogênio de baixa emissão de carbono. Em uma segunda etapa, prevista para 2024, será inaugurada uma unidade de produção de hidrogênio verde e uma estação de abastecimento de veículos.

O hidrogênio verde é um combustível obtido com mínimo impacto ambiental e zero emissão de carbono, sendo considerado a chave para a descarbonização do planeta. Assim, a inauguração do Centro de Hidrogênio coloca Itajubá na vanguarda do desenvolvimento energético sustentável mundial, sendo reconhecida como cidade com potencial técnico de produção de hidrogênio, estando no mapa interativo da Empresa de Pesquisa Energética, ligada ao Ministério de Minas e Energia.

Também participaram da inauguração o Diretor do projeto H2Brasil na Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ, Markus Francke; o Coordenador Executivo do CH2V, Prof. Jamil Haddad; a Professora Associada do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), Lucilene de Oliveira Rodrigues; os Vereadores Markinhu Meireles e Silvio Vieira; o Deputado Federal, Odair Cunha; entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Itajubá