• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Flipoços recebe grandes nomes da literatura e do pensamento crítico

Com o tema “A crônica nossa de cada dia” a programação oferece um mergulho em diversos gêneros literários e, nesta edição, segue sua característica plural, que consagrou o Flipoços como um dos festivais de maior relevância no Brasil.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

A programação do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) tem sido uma das mais ecléticas e históricas de todas as edições. Com mais de 160 convidados e atividades culturais paralelas, que acontecem até o dia 05 de maio, o Parque José Affonso Junqueira se torna palco da I Vila Literária de Minas Gerais, por onde têm passado, e ainda passarão, relevantes nomes da literatura e do pensamento crítico contemporâneos. As atrações contemplam discussões urgentes e oportunas, além de promover destaque a escritores lusófonos, uma mesa comemorativa aos 90 anos de Nélida Piñon e a ilustre presença do imortal, Ruy Castro, um dos grandes destaques da programação.

Na linha diversidade, o Flipoços recebe, nesta quinta-feira (02 de maio), às 17h30, no Palco Sulfurosa, uma mesa dedicada à Literatura LGBTQIA+, com o professor Guilherme Terreri, criador da persona Rita Von Hunty. Mediação de Valmir Moratelli, jornalista e escritor, colunista da Revista Veja.

Na sexta-feira (03 de maio), às 19h, no Hall das Thermas Antônio Carlos, o Festival recebe a Mesa comemorativa aos 90 Anos de Nélida Piñon, com Rodrigo Lacerda (editor da Editora Record), Eric Nepomuceno (tradutor, escritor e cronista) e Karla Vasconcelos, assessora da Nélida. Na oportunidade, será lançado o livro póstumo Os rostos que tenho. Mediação Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

Ruy Castro tem um encontro marcado com o público, no sábado (04 de maio), às 19h, no Coreto Cultural. Ele é reconhecido como um dos mais importantes biógrafos do Brasil, pelos livros O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues (1992), Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha (1995) e Carmen – Uma biografia (2005), além de livros de reconstituição histórica, como Chega de Saudade (1990), A noite do meu bem (2015) e Metrópole à beira-mar (2019). O imortal estará pela primeira vez no Flipoços e apresenta a palestra do tema do Festival 2024 – A crônica nossa de cada dia. Apresentação de Rodrigo Falconi, cocurador do Flipoços.

Também no dia 04 de maio, às 12h, no Coreto Cultural, o evento recebe o encontro sobre Literatura Lusófona, com a especial presença de Cristina Drios, escritora portuguesa residente do Festival, e Pau de Cabinda (Angola). Às 16h30, no Coreto Cultural, a mesa Literatura e História | Leopoldina e Maria da Glória – Duas Rainhas, Vidas e dores, conta com a ilustre presença de Mary Del Priore, historiadora que faz o lançamento do livro homônimo no Flipoços 2024. Editora José Olímpio.

Com o tema “A crônica nossa de cada dia” a programação oferece um mergulho em diversos gêneros literários e, nesta edição, segue sua característica plural, que consagrou o Flipoços como um dos festivais de maior relevância no Brasil.

Dentro dessa linha, o evento recebe, também no dia 04 de maio, às 14h30, no Palco Sesc Sulfurosa, a presença de Sueli Carneiro, renomada professora, escritora e filósofa, que integra a mesa Mulheres Negras e a Reparação da Escravidão, ao lado da escritora Adriana Santana, da escritora e professora Maria José (Tita) e da escritora Helena Vieira. Mediação: Thais Costa.

Eric Nepomuceno é destaque da programação, novamente, no dia 05 de maio, às 12h30, no Palco Coreto Cultural, com a mesa ‘Literatura Latino-Americana’ – “Em agosto nos vemos”, falando do livro póstumo de Gabriel García Márquez, é lançado no ano em que o autor colombiano completaria 97 anos.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas