• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Estudo sobre complexidade econômica em municípios do Sul de Minas é publicado em revista científica

Esta revista é classificada como Qualis A2, o segundo nível mais alto nas classificações de periódicos científicos no Brasil.

Foto: Grupo Unis

Os professores Pedro dos Santos Portugal Júnior e Rodrigo Franklin Frogeri, docentes do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Unis, juntamente com outros pesquisadores, publicaram um estudo científico na Revista Desenvolvimento Regional em Debate. Esta revista é classificada como Qualis A2, o segundo nível mais alto nas classificações de periódicos científicos no Brasil.

O trabalho intitulado “Complexidade econômica da pauta exportadora e influências na economia de municípios do Sul de Minas” teve por objetivo analisar os impactos da exportação no Produto Interno Bruto (PIB) e no salário médio do setor formal nos cinco maiores municípios do Sul de Minas (Extrema, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Itajubá). Para isso foram levantados uma série de dados entre os anos de 2002 a 2018 e aplicadas técnicas avançadas de análises estatísticas.

Os professores Pedro e Rodrigo afirmam que: “A complexidade econômica é uma das mais importantes teorias recentes que busca explicar o desenvolvimento de países, regiões e municípios. Dessa forma, buscamos aplicar essa teoria na análise de municípios da nossa região”.

Os resultados do estudo confirmaram que nos municípios com base exportadora mais diversificada e composta por produtos de maior complexidade econômica, a exportação possui alto impacto positivo no PIB e no salário médio. Demonstra-se assim a importância da complexidade e de diversificação da base de exportação para a economia dos municípios.

Os autores esperam que o trabalho possa contribuir para os planos de desenvolvimento municipal da região.

Fonte: Grupo Unis